Amazon SEO: aprenda as táticas de SEO da gigante do E-commerce

Aprenda a como otimizar a página de produto do seu e-commerce do mesmo jeito que a Amazon faz e converta mais!

Os empreendedores precisam ir além e esperar que permaneçam à frente de seus concorrentes, empregando as melhores estratégias possíveis de otimização de sites da Amazon SEO!

Amazon SEO - Dicas de otimização de e-commerce
Amazon SEO – Dicas de otimização de e-commerce

Estratégia de SEO da Amazon: como otimizar uma lista de produtos

Qualidade e relevância são os componentes secretos para o sucesso na plataforma.

Criar a melhor lista de produtos possível em seu site é a melhor abordagem para começar.

O aumento das taxas de cliques (o número de indivíduos que clicam em suas listagens) e as taxas de conversão surgem de uma lista de produtos otimizada (o número de pessoas que compram seus produtos).

Para fazer isso, você precisará escrever excelentes textos de vendas, tirar fotos de produtos de alta qualidade e executar uma fantástica campanha de PPC.

Lição 1. Escrevendo um copy de vendas matador como da Amazon SEO

Um copy de vendas persuasiva é, sem dúvida, uma cópia de vendas matadora.

Os clientes desprezam a linguagem de vendas, portanto, cópias de vendas em outras plataformas podem ser ineficazes para consumo.

É um conto diferente no Amazon Marketplace.

Seu público-alvo está ansioso para comprar coisas agora, então uma copy de vendas bem escrita pode diferenciá-lo da concorrência.

Os seguintes elementos críticos normalmente devem ser incluídos em uma copy de vendas ideal:

Título do produto

Como a primeira parte do texto, seus clientes lerão sua lista de produtos, o título do produto deve ser direto e conter as informações mais importantes sobre seu item.

Use o Guia de estilo carregados no Amazon Seller Central para ajudar os vendedores a estruturar melhor seus títulos, e um título bem elaborado normalmente fornece as características e os benefícios exclusivos do produto.

Embora os títulos dos produtos dependam muito do tipo de produto que está sendo vendido, os empreendedores geralmente incluem os seguintes detalhes:

  • Marca
  • Tipo e número do modelo
  • Tipo de Produto
  • Tamanho e quantidade
  • Requisitos de energia
  • Cor
  • Projeto
  • Marcas registradas ou patentes (se necessário)
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É importante observar que cada tipo de produto possui uma fórmula de título da Amazon SEO correspondente, portanto, você não pode misturar aleatoriamente esses detalhes em seu título.

Por exemplo, a Amazon sugere os seguintes modelos para esses tipos de produtos populares:

  • Utensílios de cozinha: marca + nome do modelo + número do modelo + tamanho + tipo de produto
  • Aparelhos de TV: Marca + Nome do Modelo + Tipo de Produto + Cor
  • Leitores de DVD: Marca + Nome do Modelo + Tamanho + Tipo de Produto + Tipo de Tela
  • Joias: Marca + Categoria de Produto + Sexo + Variação de Metal + Forma + Material + Tipo de Produto
  • Videogames: marca + tipo de produto + tipo de plataforma

Ao otimizar o título do seu produto, você chamará imediatamente a atenção de seus clientes e aumentará a probabilidade de sua empresa produzir vendas.

Descrição do produto

Como a Amazon é uma plataforma totalmente online, a única maneira de os empreendedores fazerem um discurso de vendas para os clientes é por meio de uma descrição clara do produto.

Pense nisso como uma oportunidade de persuadir os clientes com as palavras certas a tempo de sua decisão de compra.

Abaixo estão algumas de nossas dicas de SEO da Amazon sobre como você pode otimizar essa parte da sua lista de produtos:

  • Não reescreva. Uma descrição de produto bem elaborada não apenas imita o que foi escrito no título do produto, mas expande seus detalhes e torna os benefícios um ponto focal do texto.
  • Conte uma história. Se você quiser levar isso para outro nível, sinta-se à vontade para contar uma história de como exatamente os produtos surgiram. É um testemunho da vida real sobre o produto que apresenta um ponto de vista único sobre por que as pessoas precisam dele em primeiro lugar.
  • Torná-lo legível. Os clientes da Amazon geralmente odeiam ler grandes pedaços de texto, então você precisa tornar a descrição do produto o mais concisa possível. Recomendamos manter três linhas para cada parágrafo e separá-las usando o código HTML de quebra de linha.
  • Utilize as ferramentas de SEO da Amazon. O guia de descrição do produto tem um conjunto de ferramentas para escolher, incluindo a capacidade de colocar marcadores, listas e textos em negrito/itálico/sublinhado. Aproveite essas ferramentas para destacar suas descrições.

As descrições dos produtos fornecem um caminho para você conversar com seu público-alvo.

Por que não aproveitá-los ao máximo?

Tópicos

Bullet points são mais uma maneira de fazer um argumento convincente para seu público-alvo de que eles devem comprar seu produto.

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Na verdade, a maioria dos clientes da Amazon prefere ler listas não-ordenadas concisos em vez de descrições longas.

Portanto, não deve ser surpresa que eles contribuam positivamente para o aumento das taxas de conversão de uma empresa.

Compilamos uma lista resumida do que você pode fazer para escrever marcadores que convertem:

  • Contorno. É seu trabalho como empreendedor garantir que os marcadores sejam escritos de maneira diferente do seu título e descrição. Em vez de ser direto ou contar uma história, faça um esboço claro dos melhores atributos do produto.
  • Concentre-se em um benefício por ponto. Uma excelente maneira de atrair seu público é escrever uma vantagem individual por marcador. Por exemplo, em vez de escrever “Fácil de usar, alta qualidade” em um marcador, você pode separá-los em dois para melhor legibilidade.
  • Esteja ciente dos limites. As listagens de produtos da Amazon têm um limite de 200 caracteres por marcador, portanto, certifique-se de que seus destaques sejam compactos, mas ainda carregados de informações importantes.

Sempre que uma lista de produtos tiver um conjunto de marcadores formalmente estruturado e atraente, ela sempre terá vantagem sobre outras listagens na plataforma

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Lição 2. Tirando fotos de produtos de alta qualidade

Fotos de produtos de alta qualidade são informações visuais valiosas que os empreendedores da Amazon podem fornecer a seus clientes, pois as pessoas são naturalmente atraídas por imagens visuais mais do que outros tipos de conteúdo.

Apesar desse fato aparentemente óbvio, a grande maioria dos vendedores na plataforma ainda não consegue perceber o quão vital é a fotografia de produtos para obter resultados favoráveis.

Uma boa fotografia de produtos não significa apenas tirar fotos de seus itens da Amazon.

Ele utiliza técnicas específicas para mostrar seus produtos e fazer uma declaração para seu público.

Para conseguir isso, você precisa seguir estas dicas essenciais:

Tire imagens de alta resolução e encontre a iluminação certa

Antes de começar a tirar fotos de seus produtos, considere investir em uma câmera de alta resolução para obter uma qualidade de imagem ideal. Seu objetivo mais importante com a fotografia de produtos é garantir que cada produto seja exibido em sua melhor condição visual.

Evite tirar fotos desfocadas ou de baixa qualidade, ou você pode acabar perdendo clientes.

Outro fator importante é a iluminação adequada em seu produto.

A maioria das fotos de alta qualidade tem um pano de fundo de luz natural (com tons geralmente suaves) ou iluminação artificial, com refletores e caixas de luz.

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Embora a iluminação apropriada dependa de quais produtos você possui, seu objetivo final deve sempre ser fazer com que seus produtos pareçam melhores para seu público.

Use um fundo branco

A maioria das fotos de produtos na plataforma Amazon são tiradas com fundo branco por um motivo autoexplicativo.

Ele elimina todas as distrações possíveis e permite que a câmera se concentre completamente no produto.

Um fundo branco também pode dar mais profissionalismo à sua lista de produtos, o que é benéfico, pois os clientes da Amazon preferem fotos visualmente credíveis como sua principal opção.

No entanto, também é importante notar que nem todos os produtos ficam bem com um fundo branco.

Como dito na seção anterior, alguns itens são mais esteticamente agradáveis ​​com um cenário com iluminação natural. Experimente as fotos do seu produto e mude seu ambiente até obter o melhor resultado.

Tire fotos de vários ângulos

Como empresário da Amazon, é sua responsabilidade levar seus clientes à mão e fazer um tour visual do seu produto.

Pense em você como um guia turístico de museu. Como seu público não poderá ver ou tocar fisicamente o produto, um truque alternativo para convencê-los é tirar fotos de vários ângulos.

Essas fotos devem mostrar uma combinação da aparência externa e interna do seu produto.

Por exemplo, se você estiver vendendo roupas esportivas no Amazon Marketplace, tente tirar fotos de seus produtos de longe, de perto (para exibir o material usado) e quando usado.

Os empreendedores mais bem-sucedidos da Amazon entendem que a fotografia de produtos é essencial para dominar como fazer SEO para produtos da Amazon.

Embora existam várias maneiras de tirar fotos de produtos corretamente, uma excelente maneira de começar a otimizar sua listagem é usar uma resolução de alta qualidade

Conclusão

Embora não exista um truque de mágica para formular a estratégia perfeita de SEO da Amazon, dedicar um tempo para aprender os conceitos fundamentais do processo de SEO já é um passo significativo para o sucesso do seu comércio eletrônico.

Sabemos que essas dicas de SEO não fará de você um especialista instantâneo de Amazon SEO da noite para o dia, mas esperamos que ela possa armar você com o conhecimento necessário para seguir o caminho certo.

Se quiser saber mais sobre SEO, fale comigo!

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