AMP: é um fator de classificação do Google?

Você acha que o AMP tem impacto nos resultados da pesquisa? Veja os argumentos a favor e contra AMP como um fator de classificação do Google.

AMP é uma estrutura HTML que ajuda sites otimizados para desktop a fornecer versões móveis ultrarrápidas de páginas da Web.

A AMP é criada pelo Google, o que levou a alegações de que ela dá às páginas uma vantagem de classificação na pesquisa para dispositivos móveis em relação às páginas não AMP.

O Google desmascarou essas afirmações e disse que o AMP não é um fator de classificação.

Caso encerrado, certo?

É fácil dizer que o AMP não dá a um site uma vantagem na classificação e deixar por isso mesmo.

Mas não podemos descartá-lo e ignorar o impacto que tem sobre outros elementos que são importantes para o SEO.

Aqui está o que as evidências dizem sobre o impacto do AMP nos resultados da pesquisa e como ele está conectado a outros fatores de classificação.

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AMP como fator de ranking. Será?

A afirmação: AMP é um fator de classificação

A afirmação aqui é direta: as AMP aumentam a classificação das páginas nos resultados de pesquisa do Google.

O AMP tem surgido em discussões sobre fatores de classificação desde que o Google lançou a tecnologia em 2018.

Porquê?

Um dos motivos pelos quais o AMP é considerado um fator de classificação é porque o Google tem interesse em seu sucesso como tecnologia.

O Google é responsável pela criação de AMP e incentiva ativamente seu uso como parte de um esforço maior para acelerar a web.

Em teoria, o Google poderia aumentar a taxa de adoção de AMP transformando-o em um sinal de classificação.

O aumento na classificação seria como uma recompensa por usar a nova tecnologia do Google.

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Claro, isso seria injusto para qualquer site que não use AMP.

Se o Google usasse AMP para classificar os resultados de pesquisa, você poderia argumentar que isso estaria forçando os sites a usar sua tecnologia para se manterem relevantes.

Felizmente, não é assim que a pesquisa funciona.

Mas AMP não é irrelevante para o SEO.

Vejamos as evidências de como o AMP afeta o SEO.

A evidência contra AMP como fator de classificação

Este é muito fácil – o Google confirmou que AMP não é um fator de classificação.

No guia SEO avançado do Google, a empresa afirma que classifica todas as páginas usando os mesmos sinais, independentemente de como a página foi desenvolvida:

Embora o AMP em si não seja um fator de classificação, a velocidade é um fator de classificação para a Pesquisa Google. A Pesquisa Google aplica o mesmo padrão a todas as páginas, independentemente da tecnologia usada para construir a página.

Esta citação toca em algo que mencionamos anteriormente sobre o impacto das AMP em outras coisas, como a velocidade da página, que são fatores de classificação confirmados.

Os sites que usam AMP podem se beneficiar desses outros sinais.

Desde julho de 2018, a velocidade da página tem sido um fator de classificação para pesquisas em dispositivos móveis.

Como as AMP foram projetadas para carregar páginas instantaneamente, elas podem ajudar os sites a enviar sinais de classificação mais fortes em termos de velocidade da página para dispositivos móveis.

Isso tem o potencial de levar a melhores classificações.

No entanto, os sites podem gerar os mesmos sinais sem AMP.

Core Web Vitals

O Core Web Vitals do Google tornou-se um fator de classificação quando a atualização do algoritmo de experiência da página foi lançada em junho de 2021.

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Antes do lançamento da atualização, a comunicação do Google com os proprietários do site sempre foi que o AMP pode ajudar a alcançar pontuações essenciais do Core Web Vitals.

“Há uma grande probabilidade de que as páginas AMP atinjam os limites. O AMP oferece experiências de alta qualidade que priorizam o usuário; seus objetivos iniciais de design estão estreitamente alinhados com o que o Core Web Vitals mede hoje. Isso significa que os sites criados com AMP provavelmente podem atender facilmente aos limites do Web Vitals. ”

O Google apresentou dados que mostram que os domínios AMP têm cinco vezes mais probabilidade de passar no Core Web Vitals em comparação com os domínios não AMP.

Passar pelos limites do Core Web Vitals do Google tem o potencial de melhorar as classificações de pesquisa de um site.

Novamente, como acontece com o aumento da classificação da velocidade da página, isso pode ser obtido sem AMP.

Outros benefícios de SEO do AMP

O AMP costumava trazer várias vantagens que podem melhorar a forma como uma página aparece nos resultados da pesquisa.

Por exemplo, o carrossel de Notícias principais do Google, que aparece na parte superior dos resultados da pesquisa ao procurar notícias, costumava aceitar apenas páginas AMP.

A elegibilidade para as Notícias principais foi uma vantagem de classificação exclusiva para AMP por um período de tempo.

Isso mudou em junho de 2021 com o lançamento da atualização da experiência da página, que agora permite que páginas não AMP apareçam no carrossel de notícias principais.

Por último, outro recurso exclusivo das páginas AMP era que um ícone de raio aparecia nos resultados da pesquisa para indicar quais páginas ofereciam experiências mais rápidas.

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O Google acabou com esse ícone.

Agora, as páginas AMP são indistinguíveis das páginas normais nos resultados da pesquisa.

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