O SEO – search engine optimization – é baseado em dois pilares: conteúdo de qualidade e links de referência (backlinks).
Você pode ter um blog com vários artigos, mas sem os backlinks fica demorado o aumento da autoridade do seu domínio, porque as pessoas precisam de referências para eventualmente achá-lo.
O Google dá muito valor para links com o atributo FOLLOW.
Então vou mostrar um pequeno tutorial de como achar os backlinks da sua concorrência e usar a seu favor!
Como achar backlinks da concorrência
1 – Primeiro passo é digitar a palavra-chave do seu negócio no Google:
2 – Na página de resposta da busca, eu peguei o site com a melhor posição, mas me baseando no número de LINKS, quanto mais melhor:
Estes dados a gente consegue com extensões pro Google Chrome, que você pode pegar neste artigo aqui.
3 – Agora que você escolheu a melhor opção na SERP orgânica, copie o link do site.
4 – Depois, cole a url na página do Ubersuggest:
5 – Em seguida, rola a página até a tabela de backlinks, filtre por FOLLOW e analise os dados mostrados:
6 – Os dados que você deve prestar muita atenção, são:
- Domain Authority (DA)
- SPAM Score
Quanto maior for o valor de DA, melhor será o backlink porque ele virá de um site com muita autoridade, mas preste atenção nos valores de SPAM, pois quanto maior for este valor, pior será a referência para seu site.
Aí, meus amigos(as)… o jeito é ir navegando nos sites de referência e ir percebendo quais você pode usar para seu negócio.
Na maioria das vezes, são páginas de BIO ou ABOUT de fóruns, grupos, etc…
Mas já basta para colocar seu link e fim.
Só esperar o Google indexar esse backlink novo! 🙂
Dá um trabalho? Dá! Mas vale a pena o esforço.
Consultor SEO e especialista em Otimização de Sites com foco em aumentar o tráfego orgânico. Professor e Especialista de SEO a mais de 20 anos com vasta experiência em SEO para pequenas, médias e grandes empresas.