Como achar palavras-chave de intenção de busca usando o Google Search Console

Vou mostrar o método mais simples e rápido de como achar palavras-chave de intenção de busca do cliente usando apenas o Google Search Console.

O quer é Palavra-chave de Intenção de Busca?

Intenção de Busca: representa o objetivo que o usuário quer alcançar.

Por exemplo: se quer aprender (informacional) algo, encontrar (navegacional) algo ou comprar (transacional) algo. 

Helpful Content Update

O Google anunciou semana passada que estava começando esta semana a pôr em ação seu novo algoritmo chamado Helpful Content Update, que vai tirar dos resultados das buscas, sites com conteúdo ruim, não original e feito apenas para o algoritmo e não para os humanos.

Com base nisso, temos que encontrar um meio de criar conteúdo com base nas buscas dos nossos leitores, a fim de entregar o melhor para eles.

O que é o Google Search Console?

O Google Search Console é um serviço gratuito oferecido pelo Google que ajuda você a monitorar, manter e resolver problemas da presença do seu site nos resultados da Pesquisa Google.

Não é necessário se inscrever no Search Console para aparecer nos resultados da Pesquisa Google.

No entanto, o Search Console ajuda a entender e melhorar o modo como o Google vê seu site.

Todos os sites sérios devem ter sua conta integrada a ferramenta do Search Console, pois ajuda demais no desenvolvimento das estratégias de SEO e otimização do site.

Como usar o Search Console para achar termos únicos e sem concorrência

Depois que você se logou no Search Console, clique em: Resultados de pesquisa > e no botão NOVO.

Ai, selecione a opção CONSULTA:

Como achar palavras-chave de intenção de busca
Como achar palavras-chave de intenção de busca

Logo em seguida, selecione a opção PERSONALIZADA (REGEX):

regex gsc

E no campo digite:

([^” “]*\s){5,}
regex2 gsc

E clique em APLICAR.

Ao fazer isso, o Search Console irá listar todos os termos que os usuários digitaram na rede de pesquisa do Google com mais de 4 palavras.

lista gsc

Agora você deve exportar os dados numa planilha:

export gsc

Você pode escolher os formatos de planilha do Google, Excel ou CSV. Fácil!

Com a planilha, você terá a chance de descobrir termos únicos e sem volume de buscas!

Isso é ouro!

Para garimpar esse ouro, faça assim:

  1. procure por termos com ZERO cliques e alto volume de impressões;
  2. selecione os termos que mais tem a ver com seu segmento ou tema principal;
  3. destes termos selecionados, escolha aqueles que você não tem página criada para esta busca;
  4. diferencie os termos entre informacionais, navegacionais e transacionais.

Agora você deve ter uma dezena de termos que o usuário pesquisa no Google, que não tem volume de buscas mensais e é claramente a intenção de busca dele.

Fim.

Agora é contigo, pois agora sabe como achar palavras-chave de intenção de busca dos seus leitores.

O que é o Search Console?

O Google Search Console é uma ferramenta gratuita do Google que oferece uma variedade de recursos para ajudar os proprietários de sites a entender como o Google está indexando e exibindo seu site nos resultados de pesquisa.

Um dos recursos do Search Console é a opção “Consultas de pesquisa”, que mostra as palavras-chave que os usuários estão digitando no Google para encontrar seu site.

Para acessar as consultas de pesquisa no Search Console, siga estas etapas:

  1. Acesse o Search Console em https://search.google.com/search-console/welcome
  2. Clique na opção “Consultas de pesquisa” na barra lateral esquerda.
  3. Selecione o período de tempo desejado no canto superior direito.
  4. Clique em “Filtro” para filtrar as consultas de pesquisa por dispositivo, localização ou outros critérios.
  5. As palavras-chave de intenção de busca serão exibidas na coluna “Consulta”.

Você também pode usar a ferramenta “Palavras-chave” do Google Ads para encontrar palavras-chave de intenção de busca relevantes para o seu negócio.

Essa ferramenta mostra as palavras-chave que as pessoas estão digitando no Google, bem como dados de volume de pesquisa e dificuldade de palavras-chave.

Isso pode ajudá-lo a identificar as palavras-chave mais populares e relevantes para o seu site e o conteúdo do seu blog.

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