Como escolher um nicho no Marketing Digital

Como definir o melhor nicho de mercado, usando estratégias específicas e com exemplos do setor para ser afiliado, sua importância e como escolher os melhores nichos para iniciantes para dropshipping.

Vou te ensinar a como escolher um nicho no marketing digital com RPM alto e que você pode gerar ganhos com anúncios

Todo mundo que ganhar dinheiro na internet, não é?

E existem várias formas de ganhar dinheiro usando a internet, como:

Mas o que quero mostrar aqui é como escolher um nicho (Nicho de mercado é um segmento de público, que muitas vezes suas necessidades não são bem exploradas e que precisam de informações na internet) que dê retorno financeiro com anúncios (banners), links de afiliados ou infoprodutos.

Antes de escolher este nicho, é preciso entender o que é RPM.

O que é RPM no marketing digital

A sigla RPM significa Receita Por Mil, e é a métrica que indica a receita total estimada que um publisher ganha por cada 1.000 impressões de anúncio, pageviews ou sessões em seu site.

Leia mais:  Stakeholders: o que é e quais os tipos?
como escolher um nicho
como escolher um nicho

Isso é muito importante, pois se o RPM for alto, maior será sua receita por mil páginas e para isso o trabalho é grande, mas possível.

Entendido isso, vamos em frente.

7 dicas de como escolher o melhor nicho por RPM

Vou mostrar os melhores indicadores para a escolha do nicho.

1 – Fonte de Tráfego

O Google é um ótimo lugar para obter seu tráfego, e se você entender de SEO, será o melhor canal!

O tráfego de mídias sociais, Pinterest, e-mail e etc…, geralmente resultará em um RPM mais baixo dos anúncios, pois as pessoas passam menos tempo lendo artigos que não pesquisaram ativamente.

2 – Dispositivo

Os visitantes de desktop valem muito mais para você do que os visitantes de dispositivos móveis.

Dispositivos no Google Analytics
Dispositivos no Google Analytics

No computador, você pode exibir anúncios na barra lateral, anúncios em vídeo mais proeminentes e, em geral, mais anúncios em geral do que cabe em um celular.

Então, você precisa pesquisar qual nicho tem mais tráfego vindo do ambiente desktop!

Quanto mais visualizações, maior será seu RPM (sua receita)!

3 – Localização

Os anunciantes gastam mais em determinados países, sendo os EUA o principal em investimento com banners.

Localização
Localização

Os anúncios são escolhidos com base em lances, portanto, quanto mais concorrência houver dos anunciantes, mais eles pagarão.

Então fica fácil entender que o nicho deve ter um público gigantesco e aí, basta ter um conteúdo feito em inglês!

4 – Segurança

Muitos anunciantes não dão lances em sites ou páginas que não sejam adequados para a família.

Portanto, se seu site fizer referência a drogas, sexo, álcool ou tópicos semelhantes, você provavelmente não ganhará tanto com os anúncios.

Já tive cliente que só por ter termos chulos no artigo, os anúncios eram ruins (quando existiam).

Leia mais:  Inbound Marketing: o que é e melhores práticas

5 – Dados demográficos do leitor

Se seu público for mais velho e rico, os anunciantes pagarão mais para anunciar para eles.

Isso porque essas pessoas são mais propensas a comprar itens de alto valor, como seguros, joias, voos, pets, etc.

Ficou mais fácil de como escolher o melhor nicho

Sendo bem conclusivo: seu nicho tem que ser para adultos com poder aquisitivo!

Informações Demográficas

Pessoas com mais de 40 anos tendem:

  1. querer mais conteúdo do que diversão efêmera;
  2. terem uma carreira e poder aquisitivo acima da média;
  3. gostar de lazer mais do que de gadgets;
  4. não são early-adopters de novas tecnologias;
  5. não usam navegadores que bloqueiam anúncios automaticamente;
  6. a ler o conteúdo e ficar mais tempo no site pesquisando por mais informações;
  7. a gastar e compram mais online;
  8. não ter medo de clicar em banner!

Pesquise seu público-alvo usando o Google Analytics em Público-alvo > Informações Demográficas > Visão Geral.

E se você ainda poderá selecionar em Dimensão secundária a opção Página de destino.

Aí você saberá exatamente quais páginas atraem mais seu público-alvo por idade:

visão demográfica por idade no Google analytics

6 – Tempo na página

Quanto mais tempo as pessoas permanecerem em seu site, mais anúncios elas verão.

Escreva sobre coisas que precisam de uma longa explicação, em vez de uma simples resposta sim/não.

Um artigo que pode ser respondido em um parágrafo não lhe renderá tanto quanto algo que exija detalhes.

Escrevi um artigo mostrando como achar o volume de palavras dos seus concorrentes.

7 – Layout da página

Quando você usa parágrafos mais curtos, você tem mais parágrafos no geral.

Isso faz com que mais espaços para anúncios sejam inseridos entre eles, sem prejudicar a experiência do usuário.

Perceba como esta página tem banners entre os parágrafos e que não interferem na leitura.

Leia mais:  Evergreen Content (o que é, porque usar e como criar)

É disso que estou falando!

Então, para recapitular, seu público ideal será:

  1. audiência vinda de pesquisas no Google;
  2. audiência que usa laptops e não smartphones;
  3. audiência com sede nos EUA;
  4. conteúdo sem temas polêmicos e termos chulos;
  5. audiência acima de 40 e com poder aquisitivo;
  6. tempo de permanência no site acima de 5 minutos;
  7. conteúdo com parágrafos curtos.

Use isso para influenciar você ao escolher um nicho e quais artigos escrever.

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Quais os melhores nichos então?

  • seguros
  • faça você mesmo
  • fitness
  • saúde
  • jóias
  • carros de luxo

Quais são os públicos mais ricos?

  • Empresários
  • Executivos
  • Mulheres
  • Empresa Específica
  • Grupo religioso ou étnico
  • Médicos
  • Próxima geração
  • Divorciados
  • Veteranos militares
  • Atletas Profissionais

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Com toda essa informação basta levantar as mangas e construir um blog, criar uma conta no Google Adsense e criar muito conteúdo de qualidade.

Em 12 meses você começará a ter retorno, de acordo com o volume de visualizações que você conseguir.

Para resumir, os melhores nichos têm:

  1. RPM de alto valor dos anúncios;
  2. Ótimos programas de afiliados;
  3. Conteúdo que nunca precisa de atualização;
  4. Conteúdo que precisa de pesquisa mínima;
  5. Muitas lacunas de oportunidades no mercado;
  6. Algo pelo qual você é apaixonado.

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