Otimizar o conteúdo e a estrutura do site, bem como adquirir backlinks de qualidade, são ótimas maneiras de melhorar o SEO.
Para melhorar o SEO do seu site, é importante primeiro otimizar o conteúdo para as palavras-chave certas e garantir que ele esteja estruturado de forma clara e fácil de navegar.
Isso inclui a otimização de títulos, descrições meta e tags H1, além de garantir que o conteúdo seja útil, relevante e atualizado com regularidade.
Além disso, é importante trabalhar para adquirir backlinks de qualidade de outros sites relevantes.
Isso pode ser feito por meio de estratégias de marketing de conteúdo, parcerias e networking, bem como por meio de técnicas de link building white-hat, tais como guest posts e criação de conteúdo útil e compartilhável.
- E existem mais métodos?
- Como melhorar o SEO?
- Como configurar o SEO do meu site
- Coloque sua palavra-chave na tag H1
- Coloque sua palavra-chave entre as 100 palavras iniciais
- Melhore a legibilidade do texto com tags H2
- Melhorar o site com palavras-chave secundárias ou relacionadas
- Melhore os resultados com Linkagem Interna
- Conserte seus Links Quebrados
- Snippets de Destaque ou Featured Snippets
- Melhore a Performance de suas páginas (velocidade)
- Adicione palavras-chave nos nomes dos arquivos de imagens
- Otimize suas URL's
- Atualize seu conteúdo antigo ou pequeno
- Produza mais conteúdo
- Adicione links externos de qualidade
- Adicione Dados Estruturados
- Adicione a biografia do Autor
- Forneça informações de Contato
- Escreva melhores Meta Descrições
- Crie mais títulos de página que mereçam ser clicados
- Google Meu Negócio
- Conclusão
E existem mais métodos?
Quem não quer saber como melhorar o SEO do site rapidamente e assim ter resultados no tráfego orgânico do Google?
Sabemos que SEO são métodos e processos de otimização no seu site a fim de aumentar o tráfego orgânico (sem anúncios) vindo de motores de buscas como Google, Bing e Yahoo!
Aqui é a página onde você vai ler as melhoras dicas de como aumentar o processo lento do SEO – otimização de site – e assim ter mais cliques e impressões no Google.
Vamos responder a esta pergunta de como melhorar o SEO?
Como melhorar o SEO?
Melhore suas tags de título para resultados rápidos de SEO.
O primeiro passo para melhorar seu SEO rapidamente é otimizar as tags de título em suas páginas da web.
A tag de título também é chamada de “meta título” e é o título de uma página da web que aparece na página de resultados do mecanismo de pesquisa.
O título é a primeira coisa que o usuário lê nas suas pesquisas no Google.
É onde você deve cativar o olhar do usuário e entregar o que ele espera encontrar e assim, fazê-lo clicar no seu link.
Portanto, é um elemento crítico para fazer uma boa otimização para o mecanismo de pesquisa.
Como configurar o SEO do meu site
- coloque a palavra-chave principal no começo do título, o quanto puder e sem perder o sentido na leitura
- alguns dizem que 55 caracteres é o limite para aparecer no Google sem quebra de leitura
- coloque a marca do seu site no fim do título, se possível
- não coloque a palavra-chave mais de 1 vez
- foque no usuário: ele deve entender o que vai encontrar na página, se clicar no link
Coloque sua palavra-chave na tag H1
Outra forma de melhorar o seu SEO rapidamente é colocando a palavra-chave na tag H1 (cabeçalho).
Uma página devidamente otimizada terá apenas uma tag H1 – saiba mais sobre isso neste artigo – e incluirá tantas palavras-chave de correspondência exata quanto possível, sem sobrecarregar este campo.
A tag H1 é importante para mostrarmos aos robôs dos motores de busca qual é o assunto principal da página ou artigo.
Existem milhões de páginas que utilizam o logo da empresa ou e-commerce com a tag H1 e isso não esta correto. Se for o seu caso, pelo menos use a palavra-chave ou sua marca no campo ALT TEXT da imagem.
Coloque sua palavra-chave entre as 100 palavras iniciais
Um truque rápido de otimização de SEO é colocar sua palavra-chave nas 100 palavras iniciais ou primeiro parágrafo, como quiser.
Eu ainda dou destaque formatando a palavra-chave em negrito.
Isso chama a atenção do leitor e não cria frustração caso ele esteja procurando pelo termo pesquisado anteriormente no Google.
O SimilarWeb tem um artigo falando sobre essa dica.
Na verdade, eu uso a mesma técnica no último parágrafo, como forma de “fechar o assunto”.
Melhore a legibilidade do texto com tags H2
Quanto mais intertítulos/cabeçalhos você puder usar no artigo, melhor será para todos.
Com intertítulos H2 (com sua palavra-chave ou sinônimos), o texto fica mais clean e com respiros de leitura.
Você pode conferir isso, lendo nosso artigo agora mesmo.
Repare que o espaçamento visual deixa a leitura mais fluida e menos cansativa.
A tag H2 tem um peso forte no SEO e muitos poucos sabem disso e por isso não usam como deveriam.
A PageoptimizerPro diz que quanto mais tags H2 tiver, isso influencia seu posicionamento no Google, gerando mais impressões e cliques.
PLUS: usando os cabeçalhos, pode-se criar uma tabela de conteúdo que ajuda muito aos motores de busca entenderem o nosso artigo, e claro, ajudando ao leitor a encontrar o item que mais interessa.
Melhorar o site com palavras-chave secundárias ou relacionadas
Segundo um estudo do Ahrefs:
Ou seja, você precisa incluir uma lista de palavras-chave secundárias em relação ao termo principal nas suas páginas.
As pessoas não pesquisam o mesmo termo sempre.
Existem milhares de variações de um termo principal e eles são ótimas oportunidades de aumento de impressões/cliques.
Você precisa é identificar as palavras-chave secundárias para as quais uma página da web está quase no topo e, em seguida, melhorar o SEO para que elas empurrem essas palavras-chave para a página um.
Um bom exemplo disso são as palavras-chave de uma página da web que estão classificadas entre as posições 11-20 nos resultados de pesquisa orgânica (ou seja, página 2 no Google).
Uma vez identificados, esses termos podem ser colocados na página um dos SERPs (ou seja, resultados de 1 a 10) com pouco esforço de SEO.
Às vezes, basta mencionar essas palavras-chave na página mais 2 ou 3 vezes para aumentar a relevância.
E como eu acho essas palavras secundárias?
No Google Search Console!
Siga a os passos abaixo:
- abra a sua propriedade no Google Search Console;
- abaixo do item Desempenho, clique em Resultados de Pesquisa;
- na tela a direita, selecione o período de 28 dias no filtro de Data;
- clique no filtro +NOVO e selecione o item Página;
- cole a url da página que deseja otimizar e clique em Aplicar;
- clique em Posição Média;
- certifique-se que está vendo a tabela com os dados pelo item Consultas;
- clique em Impressões e ai você terá as consultas que aparecem no Google e que você, eventualmente não esta usando na página;
- selecione os melhores termos (aquelas como muitas impressões e que estejam nas posições entre 11 e 20);
- adicione os termos escolhidos na página que quer otimizar (H2, H3, links internos, etc…);
- salve a página e a publique na web;
- use a ferramenta de Inspeção de URL do Google Search Console para solicitar a re-indexação;
- monitore o posicionamento desta páginas nos dias seguintes.
Repita esses passos, até chegar ao top #10! 🙂
Melhore os resultados com Linkagem Interna
Um link interno é qualquer link de uma página do seu site para outra página do seu site. E isso ajuda a como melhorar o SEO.
E o lugar mais poderoso para usar links internos é na seção de conteúdo de uma página da web.
Links que estão em sidebars, rodapé de página e menus de navegação não são os mais fortes que aqueles que estão em artigos.
O que devemos fazer é ter uma planilha com os termos que desejamos ranquear e assim criar links internos, em nossos artigos, onde possamos fazer referência em páginas já bem posicionadas para páginas que desejamos subir.
Isso ajuda ao Google entender quais são as nossas prioridades e ao leitor como forma de aumentar a relevância e a taxa de permanência dele em nosso site.
Eu uso uma plugin que automatiza esse processo: o Internal Link Manager, para WordPress.
Com ele, basta configurar quais termos e quantas vezes eu quero criar um link em um artigo, sem precisar ficar fazendo isso manualmente.
Dica: não crie mais que 3 links automatizados por artigo.
Conserte seus Links Quebrados
Consertar links quebrados é outra forma de dar um boost no seu SEO.
Cada backlink quebrado é um link desperdiçado que poderia estar aumentando a autoridade do seu conteúdo.
Backlinks quebrados acontecem por dois motivos:
- Uma página com links de entrada foi removida ou retirada do ar e não redirecionada.
- Um erro de digitação está no próprio backlink; ou seja, o site com link para você está usando um URL inválido.
Como corrigir e achar links quebrados
- Abra o Google Search Console.
- Clique na guia “Cobertura” no menu à esquerda.
- No meio da página, você verá uma caixa vermelha chamada “Erros”. Clique aqui e você verá os URLs que retornam um código de status 404.
- Clique em cada URL e use a função “Inspecionar URL” para analisar o URL.
- Você verá “Referrer” nos resultados, que mostram onde está a página que retorna o 404.
Snippets de Destaque ou Featured Snippets
Os trechos em destaque são considerados a posição ZERO no mecanismo de pesquisa do Google.
Isso ocorre porque estes trechos em destaque podem direcionar muito tráfego para seu site pois ele se encontra no topo da página de busca, gerando muito clique.
E como conseguir um featured snippets?
- Faça uma pesquisa por palavra-chave que tenha um featured snippets.
- Observe como o snippet em destaque está sendo exibido. Existem três tipos principais: parágrafo, lista e tabela.
- Copie o conteúdo existente do snippet em destaque.
- Vá para sua página da web e coloque uma tag H2 após o parágrafo de introdução.
- Nomeie H2 como a frase de palavra-chave que você pesquisou e que entregou o snippet.
- Agora cole o conteúdo do snippet em destaque que você copiou abaixo do H2.
- Reescreva o conteúdo do snippet em destaque para que não seja uma duplicata do que você copiou. Certifique-se de incluir todas as palavras que o Google colocou em negrito. O Google favorece essas palavras e isso aumentará suas chances de ganhar o snippet em destaque por tê-las.
- Se o trecho em destaque for um parágrafo, mantenha-o entre 45-50 palavras.
Melhore a Performance de suas páginas (velocidade)
O mundo usa a internet via ambiente mobile (smatphone e tablets).
Quem usa deskotps como notebooks ou PC’s, estão em home office, provavelmente, trabalhando.
Mas aposto que você usa mais o seu celular do que o notebook hoje em dia.
Se é assim, porque raios os sites são lentos?
O Google já afirmou que a velocidade das páginas são importantes e contam como um fator de ranqueamento nas buscas.
Se é assim, devemos saber como melhorar o SEO de nosso site, melhorando a perfomance de nossas páginas pensando nos usuários mobile.
Algumas dicas de otimizações:
- otimize o tamanho de suas imagens;
- contrate uma hospedagem semi-dedicada e de qualidade;
- não exagere nos banners de ads;
- não exagere incluíndo tags de terceiros (Taboola, Outbrain, Facebook Pixel, etc);
- use o Google Tag Manager para otimizar tags
Uma boa página deve aparecer conteúdo a partir de 2 segundos.
Seu site faz isso?
Adicione Palavras-chave no campo ALT TEXT das imagens
Mais uma oportunidade desperdiçada por milhares de sites que vemos todos os dias.
Você deve incluir as palavras-chave no atributo html ALT TEXT das imagens.
Esses campos são destinados a:
- pessoas com deficiência visual e que precisam de dados adicionais para saber do que se trata a imagem;
- pro robô do Google saber exatamente do que aquela imagem trata e assim poder mostrar como resposta de uma pesquisa por imagem.
Se você não faz isso, esta desperdiçando tráfego orgânico grátis.
E isso ajuda a como melhorar o SEO do meu site!
Adicione palavras-chave nos nomes dos arquivos de imagens
Segue o mesmo raciocínio do item anterior.
Não se pode perder a chance de ganhar impressões/cliques do Google.
E isso é péssimo para quem tem um e-commerce que automatiza todos os nomes de arquivos. Ninguém ganha nada com uma imagem com o seguinte nome: abro12325xxR.jpg.
Otimize suas URL’s
Os endereços de suas páginas devem ser amigáveis para o leitor e para os motores de busca.
- crie endereços curtos e de fácil memorização
- não abuse de redirecionamentos
- sempre adicione a palavra-chave
- use hífens e não sublinhados para separar as palavras
- não acentue as palavras da url
- só coloque a categoria na url se ela for necessária
Atualize seu conteúdo antigo ou pequeno
Se você tem páginas antigas que não geram nenhuma impressão ou clique no Google, só temos dois caminhos: deletá-la ou atualizá-la!
Eu prefiro começar atualizando um artigo antigo que pode ainda gerar interesse para nosso cliente.
No Google Analytics, procure por páginas que não estão performando e dá uma analisada.
Veja se é possível inserir mídia rica, como fotos, vídeos ou infográficos. Se é possível adicionar conteúdo textual ajuda muito também.
Artigos curtos não geram boas alternativas de otimização, por isso, precisamos inserir mais conteúdo.
Dar uma chance para que o assunto seja atrativo de novo.
Mas se não der, ai só sobrou a outra opção.
Deleta!
Dica: se for deletar uma página que tinha algum tráfego e posicionamento, faça o redirecionamento 301 para uma página nova que queira ganhar aquele tráfego e autoridade.
Páginas com erro 404 não ajudam ninguém!
Produza mais conteúdo
Produzir mais conteúdo faz duas coisas para a velocidade de SEO:
- Isso ajuda seu site a parecer mais confiável para o Google, e assim fica mais fácil de classificar para as palavras-chave que você deseja.
- Isso lhe dá mais oportunidades de fazer links internos estratégicos.
Não existe um motivo para parar de criar conteúdo.
O Google vai começar a ver seu site como gerador de conteúdo atual e fresco.
O buscador espera exatamente isso dos sites, conteúdo novo e que atenda a uma pergunta, a uma questão e que resolva problemas dos usuários.
Não se atenha a quantidade de palavras de um artigo.
O que devemos dar ao cliente é uma resposta honesta e que resolva a uma aflição.
Se o artigo tiver 500 palavras e cumpre seu papel, é isso ai.
Adicione links externos de qualidade
Esta é a maneira mais fácil de aumentar sua autoridade: criar links externos para sites de autoridade alta!
O Google vai indexar e rastrear os links que você criou para outros sites e isso ajuda muito.
O cliente vai ver que você se preocupou em reforçar sua informação com link de outro site que confirma sua tese.
Mas como fazer links externos?
- não tem limite de links externos por artigo, mas mais do que 3 não vejo vantagem;
- sempre adicionar o atributo “rel-nofollow“, rel=”noopener” e rel=”noopener” no link externo;
- sempre adicionar o atributo “target=_blank” no link externo, para abrir uma janela nova.
Adicione Dados Estruturados
Dados Estruturados são micro informações que ajudam ao Google a entender a página do site.
E como criar os Dados Estruturados?
Existem plugins para WordPress que fazem isso de maneira simples.
Eu recomendo o plugin Rank Math.
Adicione a biografia do Autor
Em 2013, o Google publicou um conjunto de “diretrizes de classificação humana para fornecer transparência sobre como o Google funciona e para ajudar os webmasters a entender o que o Google procura nas páginas da web”.
Isso basicamente se refere a E-A-T, que significa especialização, autoridade e confiabilidade.
E como podemos dar um bum de SEO neste item?
Adicionando a biografia do autor.
Ao adicionar um autor a uma página da web, basta seguir estas dicas:
- Dê destaque às assinaturas de seus autores em sua página de conteúdo.
- Vincule cada assinatura a uma página de biografia detalhada do autor que vincula não apenas a outro conteúdo que eles escreveram para você, mas também a conteúdo oficial que publicaram em outros sites.
- Link para os perfis de mídia social do autor e qualquer outra coisa online que ajude a estabelecer sua identidade e autoridade.
Forneça informações de Contato
Já mencionamos a ideia de E-A-T (experiência, autoridade e confiabilidade), e uma outra maneira de melhorar essa métrica de SEO é colocar todas as suas informações de contato à vista para que seus visitantes as encontrem.
Ter um site sem informações de contato claras e simples é um mau sinal para mecanismos de pesquisa como o Google.
Portanto, é melhor colocar essas informações em uma página de contato dedicada e/ou no rodapé do seu site.
Escreva melhores Meta Descrições
A meta descrição é um atributo HTML que fornece um resumo conciso de uma página da web e pode ser usado a seu favor para melhorar o SEO.
Para tornar as coisas rápidas e simples, basta seguir esta estratégia:
- Vá para o Google e pesquise a palavra-chave desejada.
- Veja as meta descrições para as 3 primeiras posições
- Observe como eles estão estruturados e quais palavras estão em negrito.
- Copie o mesmo formato e certifique-se de usar as mesmas palavras em negrito (melhore o texto de acordo com sua estratégia, colocando o telefone, por exemplo).
- Mantenha-o com menos de 160 caracteres (mas se passar um pouco, não fique desesperado).
Crie mais títulos de página que mereçam ser clicados
O objetivo de qualquer mecanismo de pesquisa como o Google é fornecer aos usuários páginas da web relevantes que atendam aos seus objetivos de pesquisa.
E quando um URL específico é clicado mais do que os outros na primeira página do Google, isso pode ser um sinal claro de que a página deve ter uma classificação mais elevada.
Você pode melhorar seus esforços de SEO criando títulos de páginas que mereçam mais cliques, seguindo estas dicas:
- coloque suas principais palavras-chave na frente do título.
- torne o título emocional ou crie curiosidade.
- inclua números quando puder (listas).
- faça uma pergunta (como, quando, porque, onde)
Google Meu Negócio
Crie sua conta no Google Meu Negócio e use-o para anunciar gratuitamente seus serviços e produtos.
O GMB tem um canal de contato direto com seus clientes e você pode usar isso ao seu favor.
Peça para seus conhecidos a fazerem comentários positivos no GMB.
Isso aumenta sua relevância e autoridade para os clientes próximos de seu estabelecimento.
Uma citação local é qualquer menção online do nome, endereço e número de telefone de uma empresa.
Na maioria das vezes, essas citações ocorrem em diretórios de empresas locais online.
O objetivo das citações é ajudar os usuários da Internet a descobrir empresas locais; no entanto, essas citações também contam como backlinks e, portanto, podem ser classificadas em mecanismos de pesquisa tanto para empresas locais quanto para empresas exclusivas.
Conclusão
Agora você sabe como melhorar o SEO do seu site.
Dezenas de dicas que você pode fazer, mas se não se sentir confortável, aconselho a contratar um Consultor de SEO.
Vale muito a pena contar com o profissional da área.
Se você preferir aprender SEO, recomendo este curso de SEO.
Sucesso!
Consultor SEO e especialista em Otimização de Sites com foco em aumentar o tráfego orgânico. Professor e Especialista de SEO a mais de 20 anos com vasta experiência em SEO para pequenas, médias e grandes empresas.
Caramba Se. Maudy! Que conteúdo fantástico, altamente relevante e agregador.
Muito obrigado por seu artigo e que eu possa me inspirar para colocar em prática no nosso negócio (meu e de minha esposa) e também para criar contrudos inspiradores como o seu.
Alex, obrigado pela leitura! Sucesso nos seus projetos e mão na massa! Abs
Conteúdo fantástico, mas só uma dúvida, o título por si só já não é tag H1, o cabeçalho eu sempre uso como h2, eita que eu estava fazendo errado o tempo todo.
obrigado por este artigo gostei