A turma do YOAST SEO fez uma análise e descobriu que o Google não dá a mínima para sua meta descrição… ou não.
O pessoal da Yoast postou que eles pesquisaram o antes e o depois que o Google estendeu o tamanho máximo de caracteres das meta descrições (de 160 a 320, em média) alguns meses atrás.
Eles analisaram as 100 páginas mais visitadas do site, via Google Search Console e perceberam após revisar os dados, que:
- O Google geralmente não usa sua meta descrição para seu snippet, em vez disso, ele geralmente usa o conteúdo de sua página da Web para sua meta descrição.
- Em dois terços dos casos, o Google usou frases do primeiro parágrafo do seu conteúdo em sua página para os snippets selecionados nos resultados da pesquisa.
Com base nisso, parece que você deve fazer um esforço maior para ter seus parágrafos introdutórios de suas páginas mais elaborados para seus snippets e usuários (tudo ao mesmo tempo agora).
E agora com suas meta descrições?
Simples.
Ou não.
Você deverá escrever parágrafos introdutórios com maior inteligência em SEO para atender as 2 demandas de otimização.
Isso se tornará mais difícil nas páginas de produtos de lojas virtuais, mas importante do mesmo jeito.
O que você acha disso?
Reparou algo assim nos seus projetos?
Update: Meta Descrições voltam para 160 caracteres
Nesta semana do dia 14 de maio, percebemos que o volume de caracteres dos snippets não estavam mais com o tamanho de até 320 caracteres.
Ou seja, em dezembro de 2017, o Google dobrou o volume de caracteres nos snippets, o que fez com que todos os analistas de SEO refizessem suas estratégias de meta descrições.
Agora o Google confirmou que voltou atrás.
E lá vamos nós de novo com 160 caracteres nas metas descrições para o desktop e 130 (!?) para mobile.
E para piorar a situação, Danny Sullivan, do Google Search; manda esta resposta:
“A largura do snippet é dinâmico. Nós não fixamos um máximo por causa disso”
Agora o jogo é dinâmico!?
Por isso, sugiro a tática de quanto melhor for a introdução de sua página, menor será seu risco de dar m*rda.
Consultor SEO e especialista em Otimização de Sites com foco em aumentar o tráfego orgânico. Professor e Especialista de SEO a mais de 20 anos com vasta experiência em SEO para pequenas, médias e grandes empresas.
Realmente Maudy, eu fiz um teste agora e se digitar SEO Botucatu vai aparecer o meu site pessoal e o meu de trabalho que é o da Sitesouro. No meu pessoal a meta descrição é a que eu coloquei mesmo, mas no de trabalha o Google puxou um texto relacionado ao meu site pessoal que está dentro do site de trabalho e não o da meta descrição. Então nem sempre ele vai pegar do primeiro parágrafo. Já vi em algumas pesquisa que ele pega informações até mesmo do rodapé do site. Incrível né.
O Google tá de brincadeira! rsrs
Eu sempre uso o meu primeiro paragrafo como descrição
Ótima estratégia. Num dá erro!
Abs