Como anunciar grátis no Google

Como anunciar grátis no Google Meu Negócio

Como anunciar grátis no Google Meu Negócio

Todo mundo quer aparecer no Google e ganhar cliques e visitas de clientes para seus sites e lojas virtuais.

Muita gente usa todo o poder do marketing digital, com inúmeras ferramentas caríssimas ou com agências de marketing digital que podem exigir um orçamento muito alto.

Isso trás muito resultado, se bem feito.

Mas e se eu te mostrar uma caminho para aparecer para seus clientes no Google e sem gastar 1 centavo?

Então te apresento o Google Meu Negócio.

A importância do Google Meu Negócio

Google Meu Negócio
Google Meu Negócio

Esta ferramenta, oficial do Google, é muito importante para qualquer estratégia de marketing digital em tempos difíceis como estes que passamos.

E qualquer um pode anunciar grátis no Google Meu Negócio!

Usando o Google Meu Negócio – ou GMN – os seus clientes poderão te encontrar facilmente nos resultados das pesquisas.

Basta uma simples pesquisa de marca ou de um produto/serviço que você atenda, que o Google irá mostrar seu site.

Simples assim.

Interaja com os clientes no Google

Com sua conta no Google Meu Negócio, você terá contato direto com seus clientes.

O perfil de negócio permite que você use a busca do Google e o Google Maps de forma gratuita!

E o melhor de tudo: você pode fazer isso tudo usando um app no seu celular!

Basta instalar (Android e iOS), logar na sua conta e usar.

Mas antes, vamos descobrir mais sobre como anunciar grátis no Google Meu Negócio.

O que é o Google Meu Negócio?

O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita que permite a você promover seu Perfil de Negócio e site na Busca do Google e no Google Maps.

Com o Google Meu Negócio, você pode interagir com clientes, manter suas informações sempre atualizadas, publicar ofertas e promoções, identificar como as pessoas encontram seu perfil e muito mais.

O que é um perfil de negócio?

O Perfil de Negócio é gratuito e ajuda sua empresa a aparecer no Google nos momentos mais valiosos, ou seja, quando clientes estão procurando sua loja ou produtos e serviços que você oferece na Busca do Google e no Google Maps.

Exemplo:

Imagine quando você entra no Google e digita “farmácia perto de mim“.

A busca irá retornar informações de farmácias mais próximas de seu local, com dados como:

  • telefone
  • horário de atendimento
  • como chegar
  • site e etc…
farmácias no GMN
farmácias no GMN

Isso acontece, porque estas lojas estão usando a ferramenta para mostrar nas buscas do Google e sem gastar nada por isso.

Faça login na sua conta do Google Meu Negócio e atualize seu endereço, número(s) de telefone, site, horário de funcionamento, etc, para ajudar clientes a encontrarem e interagirem com sua empresa.

Como anunciar grátis no Google Meu Negócio pode me ajudar a atrair clientes?

O Google Meu Negócio ajuda você a atrair e interagir com os clientes quando eles procuram sua empresa no Google, exatamente como no exemplo da farmácia acima.

Com o Perfil de Negócio, você aparecerá na Busca do Google e no Google Maps e poderá responder a avaliações, publicar fotos de produtos ou ofertas especiais e adicionar ou editar informações do seu estabelecimento.

Isso aproxima sua empresa aos clientes mais exigentes.

O que é um meio ótimo de entender as necessidades deles e saindo na frente do concorrente. Pense nisso!

Além disso, com o Google Meu Negócio, você ainda pode criar o site comercial do Google – uma maneira profissional de exibir sua empresa on-line, mostrando fotos e detalhes da sua empresa com um visual incrível.

E tudo isso gratuitamente.

Posso usar o Google Meu negócio se eu já tiver um site?

Sim!

A ferramenta tem um campo específico para que você coloque o endereço do seu site e ai, levar mais clientes para seu site, aumentando o tráfego orgânico!

Posso usar o Google Meu Negócio mesmo se eu não tiver uma loja física?

Sim!

Independentemente de sua empresa estar localizada na sua própria casa ou em uma área comercial, as informações dela podem aparecer no Google com ou sem um endereço físico.

Isso ajuda muito para quem trabalha no formato home-office.

Profissionais liberais ou autônomos podem usar essa ferramenta livremente e conseguir mais destaque e tráfego, e claro, clientes!

Anunciar grátis no Google Meu Negócio é super simples!
Anunciar grátis no Google Meu Negócio é super simples!

Relacionamento com os Clientes

Quando você começar a aparecer nas pesquisas dos seus clientes, estará tendo contato direto com eles!

Eles irão questionar seu produto ou serviço, irão dar sugestões, criticar e até dar parabéns.

Cuide bem deste canal!

Para conseguir bons resultados basta respondê-los o mais rápido possível.

Isso irá criar empatia e aumentará seu tráfego orgânico.

Sua presença online é essencial

Se você não usa o Google Meu Negócio está perdendo tráfego para seu concorrente.

Como a ferramenta é gratuita, não pode perder a chance de aumentar seu tráfego orgânico, afinal seu cliente esta na internet hoje e agora!

Como consultor SEO, eu faço isso todos os dias: integro sites nas ferramentas do Google.

Isso é primordial para que o motor de busca mais famoso do mundo conheça mais seu site.

E o que o Google quer da gente?

Disponibiliza informações para os consumidores

Precisamos dar dados de nossos serviços
Atenda seus clientes online como se eles estivessem na sua frente! Com atenção.

Precisamos dar dados de nossos serviços, como:

  • fotos
  • horário de atendimento
  • telefone atual
  • e-mail de contato
  • endereço físico e do site
  • promoções e descontos (isso é essencial!)

Nossos clientes querem informações antes de nos contatar.

GMN fornece análise de dados

GMN

O Google Meu Negócio fornece muita informação e insights vindo dos usuários que buscam informações de nossos sites.

E você deve aproveitar essas informações para melhorar seu site, serviço ou produto, conforme aquilo que seus clientes falam.

Alguns tipos de informações que podemos tirar do Google Meu Negócio:

  1. como os clientes pesquisam sua empresa
  2. por palavras-chave de pesquisa
  3. quais serviços do GMN são mais usados
  4. visualizações de fotos que você postou

Como se inscrever no Google Meu Negócio?

Super fácil.

Basta seguir os passos abaixo:

Siga estas etapas para inscrever-se:

  1. No computador, faça login no Google Meu Negócio.
  2. Faça login na sua Conta do Google ou crie uma. Depois, clique em Próxima.
    • Inscreva-se com seu domínio de e-mail comercial, porque essa será a conta da rede. Insira o nome da sua empresa ou rede. Se você tiver uma rede, poderá selecioná-la nas sugestões que aparecem enquanto você digita.
  3. Insira o endereço da empresa ou rede. Depois, clique em Próxima.
    • Em alguns casos, é preciso colocar um marcador no local da filial da sua empresa ou rede em um mapa. Caso a empresa não tenha uma localização física, mas opere em uma área de cobertura, você poderá informar a região. Depois, clique em Próxima.
  4. Escolha como sua empresa será exibida no Google Maps.
    • Se você recebe clientes no endereço comercial, siga estas instruções:
      1. Digite seu endereço comercial.
      2. Selecione Próxima.Se você também atende clientes fora do endereço comercial, pode informar as áreas de cobertura.
    • Caso não receba clientes no endereço comercial, siga estas instruções:
      1. Digite seu endereço comercial.
      2. Na parte inferior, clique em Entrego produtos e presto serviços para meus clientes e Próxima.
      3. Informe suas áreas de cobertura e clique em Próxima.
  5. Pesquise e selecione uma categoria de negócios.Depois, clique em Próxima.
  6. Insira um número de telefone ou URL do site e clique em Concluir.
    • Você também pode criar um site gratuito com base nas suas informações.É recomendável informar um número de telefone ou uma página da loja para cada local, em vez de uma única central de atendimento.
  7. Selecione uma opção de verificação.
    • Para fazer isso agora, na parte superior, localize o banner vermelho e clique em Confirmar agora.
    • Para verificar mais tarde, clique em Verificar mais tarde e Mais tarde.
    • Se você não puder gerenciar o perfil da empresa da rede em questão, encontre a pessoa na sua organização que tem autorização e continue o processo.

Para mais detalhes, veja a página oficial do Google.

Como aproveitar bem a ferramenta do Google Meu Negócio?

Agora que você sabe tudo de como anunciar grátis no Google Meu Negócio, vão aqui mais 3 dicas importantes para que seu tráfego orgânico aumente:

  • Atualize sempre as informações
  • Consiga boas avaliações dos clientes
  • Monitore as métricas e os resultados

Pronto!

Aumente sua exposição no Google usando o próprio Google a seu favor.

E se precisar de um consultor SEO, fale comigo!

36 Mitos de SEO: o que o Google não usa como fator de ranking

36 Mitos de SEO: o que o Google não usa como fator de ranking

Todos os profissionais de SEO e os donos de sites gostam de falar, divulgar e até vender cursos falando sobre os fatores de classificação do Google.

Ninguém tem certeza absoluta sobre esses fatores, até porque, o Google nunca confirmou quais seriam.

(E no dia que fizerem isso, o Bing copia e cola.)

Nós vivemos em cima de experiências e testes e a partir daí, usamos em nossos projetos as ações que dão os melhores resultados.

Todo mundo deve concordar que um conteúdo original e links de relevância trazem resultados, mas sempre tem gente falando de outros sinais que são importantes, mas que o Google repetidamente negou que afetam as classificações nas buscas.

Listamos aqui alguns dos sinais que o Google afirmou não serem sinais diretos de classificação em seus algoritmos de pesquisa.

36 Mitos de SEO: o que o Google não usa como fator de ranking

36 Mitos de SEO: o que o Google não usa como fator de ranking
36 Mitos de SEO: o que o Google não usa como fator de ranking

 

  • Classificações das diretrizes dos avaliadores de qualidade de pesquisa (fonte)
  • Google Ads (fonte)
  • Likes e Menções em Redes Sociais (fonte)
  • Taxas de cliques nos resultados de pesquisa CTR (fonte)
  • Voltar à página de resultados da pesquisa (fonte)
  • Dwell time na página (fonte)
  • Bounce rates (fonte)
  • Dados de envolvimento do usuário em suas páginas da web (fonte)
  • Comportamento do usuário (fonte)
  • Dados do Chrome de core web vitals (fonte)
  • Dados do Google Analytics (fonte)
  • Dados de Toolbar (fonte)
  • Tráfego do Site (fonte)
  • Abandono de Carrinho (fonte)
  • E-A-T (fonte)
  • Design Responsivo (fonte)
  • AMP (fonte)
  • Precisão do conteúdo (fonte)
  • Bio de Autores (fonte)
  • Marcação de Dados Estruturados (fonte)
  • Contagem de palavras (fonte)
  • Outbound links (fonte)
  • Preços de Produtos (fonte)
  • Tamanho da URL (fonte)
  • Acessibilidade (foonte)
  • Stars, ratings e reviews (fonte)
  • Melhor Business Bureau (fonte)
  • Selos de Confiabilidade de organizações (fonte)
  • Idade do Domínio (fonte)
  • Imagens 3D & AR (foonte)
  • Assinaturas de Email newsletter (fonte)
  • Google+ 1s (fonte)
  • Sinais de vida real dos usuários (fonte)
  • Alto volume de páginas (fonte)
  • Frequência de Conteúdo (fonte)
  • Domínio de Autoridade da Moz DA (fonte)

E importa se esses são fatores de classificação que o Google usa em seu algoritmo de pesquisa?

Com certeza, não.

O Google fala a décadas que o que mais importa é ter um site rastreável e indexável, com conteúdo único e útil e ter links para sites de relevância e de autoridade, ou seja; ter um site que ajuda ao usuário a solucionar seu problema ou dúvida.

Não fique bitolado em sinais únicos achando que será a “salvação da lavoura”.

Tenha um site confiável e de qualidade.

Onde os usuários tenham o prazer em compartilhar seu conteúdo.

Você pode não concordar, mas o debate está aberto.

O que acha? Comente ai pra gente saber a sua opinião.

fonte

Como verificar ranking de site no Google

verificar ranking de site

Como verificar ranking de site no Google com uma ferramenta gratuita, simples e com um índice de assertividade altíssimo?

Eu vou te mostrar que esta ferramenta existe e que vai mudar sua vida a partir do primeiro uso dela.

Leia tudo e seja feliz!

Como ver o ranking do meu site no Google?

Quando trabalhamos com marketing digital, temos que ficar atentos se nosso site esta aparecendo no Google.

O sistema de busca do Google detém mais de 97% do mercado brasileiro dos motores de buscas.

Por isso, podemos afirmar que todo mundo usa o Google.

No desktop, nos tablets e nos smartphones.

Mas mesmo investindo muito tempo e dinheiro em nosso marketing digital, se o nosso site não aparece nas primeiras posições do Google, dificilmente iremos vender mais, usando o tráfego orgânico.

Você pode conferir se seu site aparece no Google, digitando a marca da empresa no campo de busca.

Ok, muito simples!

Mas e como saber se meus serviços ou produtos estão no Google e em que posições?

Analisar o Site

Vamos imaginar que você investiu horas de análise SEO no seu site e que está tudo ok. E agora?

Ficar pesquisando todos os termos e palavras-chave nas 10 páginas de resultados de buscas no Google é loucura.

Por isso, vou indicar uma ferramenta que faz esse trabalho para você em segundos!

Ferramenta para verificar ranking de site

Apresento-lhes o WhastmySerp.

Esta ferramenta é gratuita, simples e muito assertiva no que se refere ao posicionamento dos termos pesquisados.

A versão gratuita te permite fazer 10 pesquisas diárias.

Mas se você se cadastrar, esse limite diário não existe.

Como verificar o ranking de uma palavra-chave no WhatsmeySerp

Depois que você se cadastrou na ferramenta, basta digitar o endereço do site, a localidade do sistema de busca e os termos que deseja saber o posicionamento atual.

Whatsmyserp
Whatsmyserp

Pronto!

Mais simples, impossível.

Agora se você for assinante da ferramenta, poderá gerar um gráfico de posicionamento diário desde o momento que começou a monitorar.

Rank Checker

E tem ainda o rank checker!

Aqui, basta inserir suas pesquisas e da mesma forma que mostramos acima ele mostra as posições com um adicional: todas as url’s da concorrência de cada termo pesquisado.

Serp Checker
Serp Checker

Pensou que acabou?

Ainda tem mais!

WhatsmySerp Everywhere Extension pro Chrome/Brave

Você instalar uma extensão pro Google Chrome ou Brave, que mostrará o volume de buscas dos termos no Google e ainda uma relação de palavras-chave relacionadas.

whatsmyserp everywhere
whatsmyserp everywhere

Conclusão

É isso que faltava para que saiba diariamente as posições de seus termos no Google, de forma simples e gratuita.

Você pode usar o Semrush, o Ubersuggest e outros para muita coisa, mas o WhatsmySerp é o meu preferido para pesquisas rápidas e sem precisar pagar.

Curtiu, então comente ai embaixo e compartilhe com seu time!

Sucesso.

100 Planilhas de Marketing Digital e SEO

Planilhas de Marketing Digital e SEO

Mais de 100 planilhas de Marketing Digital e Otimização de Sites. Seu planejamento começa aqui!

Então você trabalha em marketing e em otimização de site (SEO)? Legal!

Independentemente da sua posição – analista, consultor ou com um grau de gerenciamento – você vai ter que investir uma boa parte do seu tempo em planilhas.

A partir do acompanhamento de análises de sites, planejamento de conteúdo ou criação de documentos de pesquisa de palavras-chave, você terá uma visão maior do que planejar e implantar nas suas estratégias.

Toda essa pesquisa leva muito tempo de captura de dados e análise.

Mas podemos otimizar nosso tempo usando as Planilhas Google.

Graças a boa-vontade de algumas pessoas neste mundo que criaram planilhas no Google Spreadsheet que irão otimizar nosso tempo nestas tarefas rotineiras.

100 Planilhas de Marketing Digital… ou mais!

Depois de anos procurando por novos templates de planilhas de planejamento de marketing digital e SEO, hoje fomos premiados pelo tuíte do @sheetsmarketer que fez o gigantesco trabalho de pesquisar e selecionar mais de 100 planilhas sobre o tema de marketing digital.

O autor criou uma seleção de planilhas categorizadas em:

  • Análise
  • Auditoria
  • Calculadoras
  • Pesquisa de Concorrência
  • Conteúdo
  • Pesquisa de Palavra-chave
  • Link Building
  • SEO On Page
  • Busca Paga
  • Gerenciamento de Projeto
  • Relatórios
  • Scraping
  • Redes Social
  • SEO Técnico
  • Outros

Nem todas planilhas são gratuitas. Algumas são pagas e precisam usar ferramentas conhecidas como o SEMrush, AHREFS, MOZ e Majestic.

E nem todas tem versão free ou trial. 🙁

Mas a vasta variedade de opções valem o investimento para nosso dia-a-dia.

Minha planilha de SEO preferida

Existem dezenas de planilhas para serem usadas no Google Spreadsheets – basta copiá-las para seu drive – e claro, não vi todas, ainda.

Mas a que eu vou usar, com certeza, é a RankTank.

ranktank planilha seo
Planilha RankTank v22

Ela faz o que promete: monitora o posicionamento na SERP de palavras-chave!

Isso para mim é ouro pois economiza muito o meu tempo de pesquisa.

E ai, curtiu esse novo mundo de planilhas para agilizar suas entregas, análises e performance?

Se sim, comente e compartilhe com seu time!

Google Search Console aparece nas páginas de resultados da busca

Logo do Google

Snapchat do Google Search Console aparece nas páginas de resultados da busca – SERP

O Google agora está mostrando a alguns usuários um instantâneo (snapchat) ou um breve painel de controle de suas métricas do Google Search Console diretamente nos resultados da pesquisa.

O Google agora está mostrando a alguns usuários um instantâneo (snapchat) ou um breve painel de controle de suas métricas do Google Search Console diretamente nos resultados da pesquisa.

Ou seja, se você for um usuário verificado do site no Google Search Console e seu site aparecer nos resultados da pesquisa para essa consulta.

Mas muitas pessoas estão vendo isso para muitas consultas classificadas por seus sites.

Isso esta totalmente implementado?

Isso não serve apenas para o nome do site ou para as consultas de marca, mas também para consultas mais genéricas, nas quais o site é retornado nos resultados da pesquisa.

Muitos estão relatando que estão vendo isso agora.

Como ele ainda não parece totalmente implementado, pode chegar a todos os usuários ou pode ser apenas um teste.

Não está claro neste momento.

Por que o Google está fazendo isso?

O Google esta tentando atingir mais pessoas para usar e fazer o check-in em seus sites no Google Search Console. Fale com seu consultor de SEO para entender melhor isso.

Isso me lembra os esforços do Google Meu Negócio.

Uma maior conscientização sobre a saúde do seu site nos resultados da pesquisa ajuda tanto o proprietário do site quanto o Google.

fonte: SEL

Você conseguiu ver seus dados do Google Search Console nas buscas?