Leia este artigo até o fim e descubra como usar o Keyword Planner do Google e mais: uma ferramenta alternativa que faz o mesmo e com um custo menor
O que é Google Keyword Planner
O Planejador de palavras-chave do Google, também conhecido como Google Keyword Planner, é uma ferramenta gratuita que faz parte de quem tem uma conta chamada Google Ads, cujo único objetivo é que você encontre as palavras-chave mais adequadas para suas campanhas de anúncios, de conteúdo, SEO e muitas outras coisas.
O que é palavra-chave no Google
Palavra-chave é o termo que os usuários usam para pesquisar nos motores de busca como o Google e Bing.
Pode ser um único termo (“caneta“, chamado de head tail) ou um conjunto de termos (“onde comprar uma caneta dourada?“, chamado de long tail ou cauda longa).
São estas intenções de buscas dos usuários, ou seja, os termos que eles pesquisam que precisamos saber quais, onde e como usá-las em nossas campanhas de SEO ou de Anúncios.
Tenho um artigo que explica como achar palavras-chave de cauda longa que são os termos mais fáceis de ranquear no Google.
Tenha um objetivo ao usar o Keyword Planner
O Keyword Planner é usado para ajudar a criarmos campanhas de anúncios pagos que aparecem no Google.
Mas isso não quer dizer que não possamos utilizá-lo para achar termos que tenham um volume de buscas mensais que sejam ótimas oportunidades para criarmos conteúdos em nossos sites.
O nosso objetivo aqui é mostrar que essa ferramenta vai além de ajudar aos analistas e profissionais de Google Ads.
Vamos lá!
Como saber as palavras mais pesquisadas no Google
Acesse https://trends.google.com no navegador de sua preferência.
O Google Trends é uma das ferramentas oficiais mais confiáveis quando se trata de descobrir o quê as pessoas estão pesquisando ultimamente.
O site fornece uma variedade de ferramentas que permitem explorar dados relacionados aos termos mais pesquisados.
Nela você pode descobrir os assuntos com maior tendência de buscas no Google em um período de 12 meses as últimas 4 horas!
Isso é ótimo para criarmos conteúdos de assuntos que estão bombando no momento.
Este é um vídeo bem legal mostrando como usar a ferramenta Google Trends, feito pelo meu amigo Mauricio:
Como acessar o planejador de palavras-chave Google
Acessando o Planejador de palavras–chave
Aqui estão os requisitos para acessar o Keyword Planner:
- O modo especialista deve estar ativado em sua conta.
- Você não poderá acessar o Planejador de palavras-chave se sua conta estiver no modo Inteligente.
- Você deve concluir a configuração da conta ao inserir as informações de cobrança e a criação da campanha.
- Se você ainda não estiver pronto para gastar, pode optar por suspender as campanhas.
Depois de acessar sua conta no Google Ads, clique em “Ferramentas e Configuração” (ícone da chave combinada) , na coluna “Planejamento”, opção “Planejador de palavras–chave”
Como usar o planejador de palavras-chave do Google
Insira palavras e/ou websites relacionados a negócios para ver ideias de palavras-chave.
- Faça login na sua conta do Google Ads.
- Nota: Se estiver logado em uma conta, você precisará escolher uma conta gerenciada para continuar.
- Saiba mais sobre as contas de administrador do Google Ads.
- Clique em Ferramentas de anúncios do Google | Ferramentas.
- Em “Planejamento”, selecione Planejador de palavras-chave.
- Clique em Descobrir novas palavras-chave.
- Existem duas maneiras de encontrar novas ideias de palavras-chave:
- Comece com palavras-chave: insira termos relacionados a produtos ou serviços.
- Separe os termos usando uma vírgula;
- Digite seu domínio e o Google tentará excluir palavras-chave que não tenham nada a ver com o que você está oferecendo.
- Comece com um site: digite a URL de qualquer site e o Google buscará por palavras-chave relacionadas ao seu conteúdo.
- Clique em Mostrar resultados.
- Em seguida, será exibida uma lista de palavras-chave relacionadas aos termos que você digitou.
- Elas não foram adicionadas ao seu plano.
- Você pode agora usar filtros e categorias editar sua lista e encontrar termos que correspondam ao seu plano.
Nota: Não é possível descobrir ou prever palavras-chave com volumes de pesquisa que sejam muito ou considerados sensíveis.
Nesses casos, uma mensagem de erro aparecerá para você testar novas palavras-chave ou URLs.
Novo Google Keyword Planner
O Google lançou uma versão repaginada do Google Keyword Planner, disponível agora na nova versão do Google AdWords.
O Google Keyword Planner foi simplificado, mas, ao mesmo tempo, oferece novos recursos para ajudar os anunciantes a coletar mais dados de suas campanhas de pesquisa.
Os novos recursos incluem a capacidade de adicionar palavras-chave em massa e obter uma visão geral das previsões em um só lugar.
Talvez as maiores atualizações do planejador de palavras-chave sejam as alterações estéticas, que estão alinhadas com a aparência da nova experiência do Google AdWords.
Tem quem goste. 🙂
Você pode ver o novo design, incluindo a nova seção de previsões, no exemplo abaixo:
fonte: Search Engine Journal
O que mudou no Google Keyword Planner
Neste exemplo, você pode ver como os dados foram condensados na nova seção de previsões.
Agora, ele inclui uma estimativa de como as palavras-chave no plano afetarão o desempenho, incluindo um CPC máximo.
Além disso, a divisão de dispositivo e localização agora está disponível sem ter que clicar nas diferentes guias de menu.
Essa nova versão do Planejador de palavras-chave começou a se tornar disponível para um número limitado de usuários no mês passado.
Está disponível para qualquer pessoa com acesso à nova experiência do AdWords.
O que você achou?
Curtiu o novo Google Keyword Planner?
Mas e quem não tem conta no Keyword Planner?
Bom, se você não tem uma conta ou uma campanha pausada no Google Ads, não conseguirá ver a média de volume de buscas mensais das palavras-chave.
Isso só é possível para quem tem uma conta válida.
Uma pegadinha do Google!
Mas existe outro jeito!
Keyword Planner gratuito e que mostra o volume de buscas mensais
Existe uma ferramenta online e gratuita que mostra os volume de buscas mensais (e mostra o mês com maior volume!!) e o CPC (custo por clique) em dólar.
A ferramenta se chama Umbrellum e entre outras ferramentas gratuitas, existe a alternativa do Keyword Planner do Google!
Eu a uso e recomendo, por estes motivos:
- As ferramentas de palavras-chave mostram dados extraídos diretamente dos resultados de pesquisa do Google.
- Os volumes de pesquisa desses dados são buscados e exibidos como um mapa de calor para mostrar mais informações sobre a popularidade dessa palavra-chave ao longo do ano.
Como usar a ferramenta alternativa do planejador de palavras-chave?
Antigamente, você poderia simplesmente criar uma conta do Google Adwords e obter todos os dados de volume de pesquisa desejados.
Mas, infelizmente, não mais.
Agora você só vê os volumes de pesquisa se os gastos com anúncios forem altos o suficiente.
Há uma API disponível para contas de anúncios de alto volume.
A Umbrellum tem acesso a essa API e a disponibilizou por meio dessa ferramenta pública.
Você pode inserir uma lista de palavras-chave, até 1400, e selecionar um local no mundo.
A ferramenta retornará os volumes de pesquisa do Google para cada palavra-chave com base nos volumes de pesquisa nesse local.
Ele mostrará uma média ao longo do ano, mas também os volumes de pesquisa por mês.
Quão precisos são os dados?
Tão preciso quanto. Mas poderia ser melhor.
Os volumes de pesquisa são ‘categorizados’ em buckets.
Portanto, você verá frequentemente os mesmos volumes para várias palavras-chave.
Por exemplo: você verá muito o volume de pesquisa 320, mas não 330 ou 340.
Isso ocorre porque o Google cria buckets de volume de pesquisa onde as palavras-chave se enquadram.
Assim, o volume real de pesquisa pode ser maior ou menor do que o volume de pesquisa mencionado.
Mas ninguém saberá, exceto o Google.
É tão preciso quanto você pode obter.
É isso, amigo e amiga interessados no marketing digital e a usar o Keyword Planner!
Consultor SEO e especialista em Otimização de Sites com foco em aumentar o tráfego orgânico. Professor e Especialista de SEO a mais de 20 anos com vasta experiência em SEO para pequenas, médias e grandes empresas.
Exelente conteúdo vai somar muito no dia a.