Todos os profissionais de SEO e os donos de sites gostam de falar, divulgar e até vender cursos falando sobre os fatores de classificação do Google e muito disso são mitos de SEO.
Ninguém tem certeza absoluta sobre esses fatores, até porque, o Google nunca confirmou quais seriam.
(E no dia que fizerem isso, o Bing copia e cola.)
Nós vivemos em cima de experiências e testes e a partir daí, usamos em nossos projetos as ações que dão os melhores resultados.
Todo mundo deve concordar que um conteúdo original e links de relevância trazem resultados, mas sempre tem gente falando de outros sinais que são importantes, mas que o Google repetidamente negou que afetam as classificações nas buscas.
Listamos aqui alguns dos sinais que o Google afirmou não serem sinais diretos de classificação em seus algoritmos de pesquisa.
37 Mitos de SEO: o que o Google não usa como fator de ranking
- Tamanho de caracteres na Meta Descrição não importa (fonte)
- Classificações das diretrizes dos avaliadores de qualidade de pesquisa (fonte)
- Google Ads (fonte)
- Likes e Menções em Redes Sociais (fonte)
- Taxas de cliques nos resultados de pesquisa CTR (fonte)
- Voltar à página de resultados da pesquisa (fonte)
- Dwell time na página (fonte)
- Bounce rates (fonte)
- Dados de envolvimento do usuário em suas páginas da web (fonte)
- Comportamento do usuário (fonte)
- Dados do Chrome de core web vitals (fonte)
- Dados do Google Analytics (fonte)
- Dados de Toolbar (fonte)
- Tráfego do Site (fonte)
- Abandono de Carrinho (fonte)
- E-A-T (fonte)
- Design Responsivo (fonte)
- AMP (fonte)
- Precisão do conteúdo (fonte)
- Bio de Autores (fonte)
- Marcação de Dados Estruturados (fonte)
- Contagem de palavras (fonte)
- Outbound links (fonte)
- Preços de Produtos (fonte)
- Tamanho da URL (fonte)
- Acessibilidade (fonte)
- Stars, ratings e reviews (fonte)
- Melhor Business Bureau (fonte)
- Selos de Confiabilidade de organizações (fonte)
- Idade do Domínio (fonte)
- Imagens 3D & AR (foonte)
- Assinaturas de Email newsletter (fonte)
- Google+ 1s (fonte)
- Sinais de vida real dos usuários (fonte)
- Alto volume de páginas (fonte)
- Frequência de Conteúdo (fonte)
- Domínio de Autoridade da Moz DA (fonte 1 e fonte 2)
E importa se esses são fatores de classificação que o Google usa em seu algoritmo de pesquisa?
Com certeza, não.
Mitos de SEO: o quê o Google diz?
O Google fala a décadas que o que mais importa é ter um site rastreável e indexável, com conteúdo único e útil e ter links para sites de relevância e de autoridade, ou seja; ter um site que ajuda ao usuário a solucionar seu problema ou dúvida.
Não fique bitolado em sinais únicos achando que será a “salvação da lavoura”.
Tenha um site confiável e de qualidade.
Onde os usuários tenham o prazer em compartilhar seu conteúdo.
Você pode não concordar, mas o debate está aberto.
O que acha?
Comente ai pra gente saber a sua opinião e aumente seu tráfego orgânico com um Consultor de SEO!
Consultor SEO e especialista em Otimização de Sites com foco em aumentar o tráfego orgânico. Professor e Especialista de SEO a mais de 20 anos com vasta experiência em SEO para pequenas, médias e grandes empresas.
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