Pesquisa por Voz
Compartilhe!
  • 6
    Shares

Pesquisa por voz é aquele: “Ok, Google!

Os usuários de Android podem falar com ele e isso é mais comum do que imaginamos.

Não vemos ainda muitas pessoas falando sozinhos pela rua – em São Paulo é pedir para ser assaltado na hora – com seus smartphones procurando coisas, abrindo aplicativos ou simplesmente – acreditem – fazer ligações telefônicas.

E além do Google, temos o Siri (Apple) e Cortana (Microsoft)!

Agora imagem você entrar na sua sala, e falar em tom alto para ligar o som ou a tv?

Sim, isso é possível graças a produtos inteligentes com esta tecnologia.

Olha como é um termoestato numa casa inteligente, usando o Cortana:

Aliás, outro dia, tive que re-instalar o Windows 10 (quem nunca faz isso umas 2 vezes por ano né?) e surgiu a opção de instalação por voz!

Nada de digitar!

Fiquei espantado com a facilidade de uso.

Mas a pesquisa por voz tem futuro?

 

Segue algumas previsões e estimativas sobre a pesquisa por voz no mundo.

Lembre-se, estamos em 2018 já.

  • “50% de todas as pesquisas serão por voz em 2020”, de acordo com a Comscore 
  • “30% das pesquisas serão feitas sem uma tela até 2020.”, via Mediapos
  • “Estimamos 21 bilhões de caixas de som inteligentes nos EUA até 2020” de acordo com a Activate

O que você acha agora?

Vantagens da Pesquisa por Voz

 

1 – Pesquisas de difícil escrita
Facilita e agiliza a pesquisa de palavras que você não tem certeza como se escrevem.

2 – Pesquisas mais longas
Pesquise por voz as consultas longas, as muito longas, até as muito muito longas.

3 – Pesquisas que simplesmente são mais divertidas de realizar em voz alta
Agora você já pode perguntar qualquer coisa ao seu computador.

4 – Pesquisar sem digitar
Use na cozinha, na garagem ou sempre que você estiver com as mãos ocupadas.

Como usar a Pesquisa por Voz

 

Cada solução tem sua particularidade. Um vídeo bem legal e que mostra as facilidades da pesquisa por voz.

Como otimizar seu site para a Pesquisa por voz

 

Se estamos pensando em responder aos usuários por uma pesquisa por voz, temos que pensar em COMO as pessoas fazem suas perguntas

Claro, que estou falando da estratégia de long-tail para SEO.

Precisamos responder – numa página – como seria a melhor resposta para uma pergunta e não pra um termo único e isolado.

Algo como:

Como consertar um notebook que caiu café no teclado?”

Não quero apenas ser a melhor resposta para esta pergunta, mas sim, ser a reposta mais próxima de uma pergunta real e não apenas para usar uma palavra-chave com milhares de pesquisas mensais.

Vou resumir o belo artigo do Neil Patel sobre …

Dicas de otimização para pesquisa por voz

 

  1. Utilize dados estruturados
  2. Entre na lista do Google Meu Negócio
  3. Seja compatível com mobile
  4. Crie postagens de blog que respondam as perguntas dos clientes

Pronto!

Economizamos 30 minutos de leitura em alguns segundos. 🙂

Mas de nada servirá isso tudo se seu site não for compatível ao ambiente mobile.

Mobile First!

 

O Google cansou de avisar que o mundo esta virando para ambiente mobile.

Seu site deve ser responsivo ou preparado para mobile.

Teste seu site na ferramenta Think With Google e entenda o quanto esta perdendo em tráfego.

Menos tráfego, mais prejuízo.

E se seu site já responsivo, teste-o na ferramenta Winning On Mobile do Google.

Winning on mobile Google

Conclusão

Estamos na era digital em que tudo é focado em vídeos, dados e compartilhamentos que não nos deixa “presos” por linhas e cabos.

Sua voz tem poder como nunca teve!

Comece a pensar nas pessoas que usam estes produtos inteligentes e por voz.

Eles serão seus fiéis clientes em um dia próximo; por isso saiba bem o que é SEO!

Quero saber a sua opinião.

Comente e compartilhe no Google+ este artigo, ok? 😀

 

Referências para Pesquisa por Voz

 

PDF:
https://offers.yext.com/hubfs/VoiceSearch.pdf?t=1521570493784

Sites:
https://www.branded3.com/blog/google-voice-search-stats-growth-trends/

https://marketingdeconteudo.com/pesquisa-por-voz

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *