SEO em 2020: conheça algumas estratégias que funcionam

O SEO é frequentemente discutido nas discussões de marketing na Internet.

Depois que você investiu na criação de sites, agora precisa se preocupar em otimiza-lo.

Mas quais as estratégias de SEO em 2020?

Como essas técnicas podem melhorar seu posicionamento orgânico?

Certamente não é tão simples, mas é possível!

Veja como usar as estratégias e se posicionar bem nos mecanismos de pesquisa!

Podemos definir SEO (Search Engine Optimization), como o processo de otimização da estrutura e conteúdo de um site, a fim de aumentar a sua visibilidade nos motores de busca.

Maior visibilidade “orgânica” (que significa não paga) nos mecanismos de pesquisa permite obter tráfego gratuito para o site.

O objetivo do SEO é, portanto, tornar seu site o mais atraente possível para usuários e mecanismos de pesquisa, a fim de aumentar o tráfego para ele.

Para conseguir isso, você precisa de uma combinação certa de técnica e marketing.

Vamos ver juntos como fazer isso em 2020!

Tendências de SEO em 2020

1. Google Bert

Uma das principais novidades do panorama SEO diz respeito à introdução do novo algoritmo do Google, Bert, a mais recente revolução, capaz de processar a linguagem natural de uma maneira extremamente avançada, analisando as palavras individuais da consulta de pesquisa em seu contexto e fornecendo resultados incrivelmente precisos.

Em termos de SEO, isso significa que truques hiper-técnicos, com o objetivo de melhorar o posicionamento, estão sendo trabalhados cada vez menos, em favor da qualidade e do conteúdo úteis para o usuário final.

O Google Bert não exige uma otimização de sites específica, mas uma capacidade cada vez mais acentuada de responder com precisão às perguntas dos usuários finais, juntamente com um estudo minucioso das necessidades de seu alvo, que permite sempre propor temas consistentes e interessantes.

Artigo Relacionado:  LinkedIn está Usando seus Dados para Treinar sua IA! Descubra como Desativar!

Portanto, o foco deve ser colocado em uma comunicação o mais natural possível e projetada nas intenções de pesquisa dos usuários.

2. Snippet em destaque

Um snippet em destaque é um parte de texto que o Google mostra como resposta a uma pergunta específica sem que o usuário precise clicar no link.

Esse tipo de resultado de pesquisa gera um problema importante: reduz o número de visitas ao nosso site.

Mas em vez de considerá-lo um obstáculo, podemos considerá-lo uma oportunidade adicional de branding para nossa empresa.

Mas como podemos aparecer nos snippets em destaque?

Além de estarmos posicionados pelo menos entre os cinco principais resultados de pesquisa do Google, teremos que:

  • Responder a perguntas básicas de forma clara e concisa
  • Usar sinônimos da palavra-chave principal
  • Manter uma boa estrutura organizacional de nosso conteúdo

Os dados devem, portanto, ser estruturados de maneira ideal para destacar não apenas qual conteúdo está presente em uma página, mas que relação existe entre eles e qual link está presente entre as diferentes páginas de um site.

3. Otimização da velocidade de carregamento do site

A velocidade do site é um fator de SEO muito importante, pois as pessoas são extremamente impacientes e esperam que as páginas de um site sejam carregadas em 1-2 segundos.

Como resultado, o Google também favorece sites mais rápidos.

Você pode conferir a ferramenta Page Speed ​​Insight para avaliar a velocidade do seu site.

Muitos fatores podem afetar a velocidade de um site.

Aqui está uma lista sem entrar em detalhes técnicos:

  • Hospedagem de site
  • Presença de muitos redirecionamentos no site;
  • Tamanho das imagens no site;
  • Presença de plugins externos que sobrecarregam o código da página (exemplo: chatbot e plugins sociais);
Artigo Relacionado:  Como achar Palavras Chave de Cauda Longa para aumentar seu tráfego orgânico

4. SEO local

O SEO local entra em jogo de maneira predominante quando os usuários pesquisam produtos ou serviços relacionados a um lugar específico.

Qualquer pessoa que tenha uma loja física precisará levar em consideração o SEO local, um ponto fundamental da estratégia, quando desejar que os clientes em potencial encontrem seus próprios negócios.

O Google MyBusiness é um serviço que certamente ajuda muito deste ponto de vista: cuidar da personalização do Google MyBusiness de maneira precisa permite que você seja muito mais visível entre os resultados da pesquisa, com evidentes repercussões positivas nos seus negócios.

5. Busca por imagem em 2020

Cuidar da pesquisa de imagens é um passo extremamente importante para a nossa estratégia SEO em 2020.

A pesquisa de imagens está em ascensão.

As imagens da pesquisa são úteis para pessoas que ainda não sabem o que estão procurando e que procuram inspiração, sugestões, dicas para decorar uma sala ou sugestões de roupas, por exemplo.

As pessoas são mais propensas a adquirir informações através de imagens do que através da escrita.

Aqui estão as áreas em que a pesquisa de imagens é importante:

  • Compras
  • Identificação da paisagem
  • Avaliações de empresas locais
  • Receitas
  • Informações nutricionais

Não fique desatualizado sobre as práticas recomendadas de SEO

As principais tendências de Seo em 2020 são, no entanto, dinâmicas e contínuas.

O universo do SEO geralmente é muito rápido e inova constantemente para ser seguido em regras pré-empacotadas.

Não manter-se atualizado sobre as melhores práticas, alterações de algoritmos e diretrizes para webmasters é prejudicial ao seu sucesso com SEO.

Um hábito que você deve adotar em 2020 é usufruir semanalmente (até mesmo diariamente) sobre as últimas notícias de SEO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *