Como podemos usar o Tiktok, app mais famoso do mundo, para gerar conteúdo e converter mais no seu site, com tráfego orgânico
O TikTok surgiu em 2014, ainda com o nome Musical.ly.
Desenvolvido por uma empresa chinesa, era um aplicativo para as pessoas postarem vídeos dublando músicas.
Em 2017, a empresa foi comprada pela conterrânea ByteDance, que na época tinha um aplicativo parecido, chamado Douyin.
Downloads do TikTok
O TikTok foi o aplicativo mais baixado em 2020 e 2021 e atingiu o pico de 318 milhões de downloads no primeiro trimestre de 2020, um recorde para downloads trimestrais fora da China.
Downloads cumulativos do TikTok de 2017 a 2021 (mm)
Ano | Downloads (milhões) |
---|---|
2017 | 68 |
2018 | 200 |
2019 | 857 |
2020 | 1579 |
2021 | 2560 |
2022 | 3301 |
Sources: Apptopia, Data.ai
Como usar o Tiktok para gerar conteúdo que converte
Muitas pessoas estão “dormindo” no TikTok para pesquisa de mercado.
Recentemente, eu estava pesquisando no TikTok por novas ideias de tópicos e temas que possam converter e gerar mais leads.
Numa pesquisa simples dentro do Tiktok, dá para encontrar tópicos dentro do meu nicho sobre o qual muitas pessoas estavam fazendo vídeos.
Então, transformei isso em um artigo!
Agora, está gerando algum tráfego do Google.
Porque usar o Tiktok para gerar conteúdo?
Se as pessoas estão criando muitos vídeos em torno do termo de pesquisa exato, é provável que também estejam pesquisando no Google.
Coloque-se no lugar do seu público.
Você vê um tópico ou produto no TikTok que prende sua atenção e que gerou muito engajamento de views e comentários.
Então, você vai ao Google para saber mais sobre isso.
Nesse ponto, essas pessoas já estão engajadas!
Em vez de passar pelo vídeo do TikTok, eles deram um passo adiante, saindo da plataforma e entrando no Google.
As pessoas que chegam até aqui são muito mais propensas a:
• passar mais tempo em seu site entendo sobre o tema.
• comprar de você!
Então, como você encontra tópicos que podem ser transformados em artigos?
- Acesse o TikTok.
- Brinque com os termos de pesquisa – neste exemplo, “receita de pão caseiro“.
- Role para baixo e procure o bloco de “pesquisas similares”.
- Procure por “como fazer”, pergunta ou guias – aqui você pode ver dois tópicos potencialmente fortes com “pão fácil” e “pão de liquidificador fáicvl e rápido”.
- Pegue esses termos e conecte em sua ferramenta de pesquisa de palavras-chave favorita para ver o volume de pesquisa.
Dicas:
- Como uma informação extra para a etapa 4, procure vídeos com maior volume de engajamento, pois este será um assunto que está em alta como tendência de buscas e intenção do usuário;
- Aumente em três vezes seu tráfego, com conteúdo em inglês. Se possível, pesquise por termos em inglês e crie o conteúdo para este público. Seu Adsense vai amar. 🙂
- E não esqueça de colocar seu link de afiliado na primeira dobra do site, para converter!
Se o termo de pesquisa exato estiver aparecendo várias vezes, é provável que esse seja um bom tópico para escrever.
Resumindo
SEO é teste e sempre afirmei isso.
Por isso, faça o teste desta estratégia de criação de conteúdo com alta demanda de buscas na ferramenta que esta sendo um calo no Google.
Depois mensure via Google Search Console a url desta página e analise se valeu a pena.
Abração!
Maudy
Consultor SEO e especialista em Otimização de Sites com foco em aumentar o tráfego orgânico. Professor e Especialista de SEO a mais de 20 anos com vasta experiência em SEO para pequenas, médias e grandes empresas.