Hoje no Twitter o mundo do SEO foi bombardeado com o que seria o código-fonte do 4 maior motor de busca do mundo: o Yandex, tudo na conta do Twitter de Alex Buraks
O que o é Yandex
Você provavelmente já ouviu falar do Yandex.
Ele é o 4º maior mecanismo de pesquisa em participação de mercado em todo o mundo.
Ontem, o código-fonte proprietário do Yandex vazou.
A parte mais interessante para a comunidade de SEO é: a lista de todos os 1922 fatores de classificação usados no algoritmo de busca!
Buraks afirma ter baixado o código fonte do motor de busca e salvo (link na conta dele).
Teoricamente, qual é a diferença entre os algoritmos usados no Google e no Yandex?
Eles são bem parecidos:
- existe o análogo do RankBrain/MatrixNet;
- eles estão usando PageRank (quase o mesmo que no Google);
- muitos algoritmos de texto são os mesmos.
- há muitos ex-googlers no Yandex;
- Yandex foi construído como clone do Google;
- Especialistas em SEO na Rússia estão usando quase as mesmas táticas de SEO de white hat para Yandex e para o Google.
Claro que existem muitas diferenças, mas a abordagem e a maioria dos fatores de classificação parecem ser semelhantes.
Na prática: comparando os resultados de pesquisa do Google x Yandex, eles correspondem a aproximadamente 70%.
De acordo com o Statcounter, o Yandex está próximo do Yahoo e do Bing em participação de mercado:
Estrutura para cada fator
- nome
- link para wiki interno (restrito)
- AntiSeoUpperBound (haha)
- descrição (está em russo, traduzi para você)
- etc
Os itens mais focados em SEO:
- PageRank.
- A idade dos links é um fator de classificação.
- Tráfego e % de tráfego orgânico são fatores de ranqueamento. Basicamente, isso significa que a compra de PPC afeta as classificações.
- Números em URLs são ruins para classificações
- Muitas barras em URLs são ruins para a classificação
- Pessimização (oposto de otimização) forte igual a PR=0
- A confiabilidade do host é um fator de classificação.
- Menos erros de 40x/50x você tem – melhor para o seu tráfego orgânico.
- Curiosidade – há um fator de classificação separado para elevar a Wikipedia
- Muitos fatores de classificação relacionados ao comportamento do usuário – CTR, último clique, tempo no site, taxa de rejeição. “Observação: tenho 100% de certeza de que no Yandex esses fatores impactam muito mais do que no Google.”, afirma Buraks.
- A idade do documento e a última atualização são fatores de classificação.
- A posição média do domínio em todas as consultas é um fator de classificação.
No momento, Buraks afirma ter verificado aproximadamente 40% da lista, há muito mais (sobre relevância do texto, fatores de comportamento, classificação da página, links internos, etc).
Ele diz que atualizará o tópico depois de algum tempo.
E aí?
O que achou deste vazamento?
Consultor SEO e especialista em Otimização de Sites com foco em aumentar o tráfego orgânico. Professor e Especialista de SEO a mais de 20 anos com vasta experiência em SEO para pequenas, médias e grandes empresas.
A postagem não tem data, ou se tem, não está visível mestre, com isso não sei se o conteúdo é o mais atual.
data incluída!
abs