CRM vs. CMS: de quê sua empresa precisa?

Gerenciamento de relacionamento com o cliente ou sistema de gerenciamento de conteúdo? 

CRM vs CMS: você pensaria que CRM e CMS seriam mais semelhantes por causa desses Cs e Ms compartilhados.

Mãos de um homem usando um notebook CRM vs. CMS

As semelhanças entre os dois, na verdade, cessam nessas duas letras. 

É fundamental que o proprietário de uma empresa dedique tempo para pesquisar e instalar o sistema de software apropriado no momento apropriado. 

Caso contrário, você corre o risco de perder tempo e dinheiro em um sistema que não é adequado para sua empresa e custará consideravelmente mais em taxas de treinamento e implementação se você precisar trocar de sistema no futuro.

CRM vs. CMS

No cenário de software corporativo, o Customer Relationship Management (CRM) e o Content Management Systems (CMS) servem a dois propósitos distintos: o CRM trata do gerenciamento de clientes, enquanto o CMS trata do gerenciamento do seu site.

A maioria das empresas começa com um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS), principalmente aquelas que exigem um portal de internet para promover ou vender seu produto ou serviço. 

Se sua empresa tem um site, você já está usando um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) (pense no WordPress).

Mais tarde no processo, quando sua base de clientes crescer e você precisar acompanhar melhor seu pipeline de vendas e interações com os clientes, você precisará de um CRM (pense no Salesforce). 

As empresas B2B que precisam acompanhar muitas interações com os clientes e acompanhar os leads se beneficiarão de um CRM. 

Se você está se perguntando se sua pequena empresa precisa de um CRM ou de um sistema de gerenciamento de conteúdo, a resposta é que provavelmente precisa, mas o momento para ambos é diferente. 

Você precisará de um CMS para desenvolver seu site e colocar seus negócios em funcionamento imediatamente, mas não precisará de um CRM até que esteja pronto para começar a atrair clientes. 

Gestão de Relacionamento com o Cliente (CRM)

O gerenciamento de relacionamento com o cliente, ou CRM, é uma fera muito diferente. 

O software de CRM organiza e gerencia as informações dos clientes, tornando-se uma das ferramentas mais críticas que as equipes de vendas e marketing podem usar para acompanhar os leads e se comunicar com os clientes nos momentos mais apropriados.

Se sua empresa lida com dados do consumidor de alguma forma, é provável que você também precise de um, embora o momento possa diferir de empresa para empresa. 

Você não precisará usar um CRM apenas quando começar a adquirir clientes e desejar expandir sua base de clientes. 

Sem um, manter o controle de seus consumidores e clientes se tornaria cada vez mais desafiador.

Características principais

  • Gerenciamento de contatos : acompanhe as informações do consumidor, como endereços de e-mail, números de telefone e contas de mídia social.
  • Rastreamento de interação com o cliente: acompanhe todas as interações com seus clientes, incluindo conversas telefônicas, consultas de suporte e históricos de compras.
  • Gerenciamento de leads : o gerenciamento de leads atribui uma pontuação aos leads e os acompanha, dependendo da chance de se tornarem clientes.
  • Gerenciamento de e-mail : Integre seu e-mail e importe-o imediatamente para o seu CRM com este recurso. Você poderá enviar campanhas de e-mail e acompanhar leads diretamente do seu CRM.
  • Gerenciamento de pipeline: acompanhe o processo de vendas do início ao fim, atribuindo tarefas e acompanhando os membros individuais da equipe.
  • Relatórios e análises: Reúna dados de desempenho agregados sobre negócios fracassados ​​e ganhos e preveja receitas futuras.
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Outros recursos para aprimorar o processo de vendas incluem automação de marketing, catálogo de produtos e gerenciamento de documentos. 

No entanto, essas são as funções mais tradicionais de um CRM. 

Sistemas de gerenciamento de conteúdo – CMS

CMS - teclado de notebook

Começaremos com o CMS porque provavelmente será o primeiro item de que você precisará sempre que estiver pronto para iniciar sua empresa. 

Um sistema de gerenciamento de conteúdo, ou CMS, é o hub central a partir do qual você gerencia todo o material em seu site.

Se você estiver criando uma empresa de internet, seu CMS teoricamente servirá como seu hub central. 

Considere como se você estivesse alugando um local físico para abrir seu negócio. 

Você vai querer ter certeza de que é fácil de encontrar, que parece bem e que há espaço suficiente para qualquer coisa que você queira vender. 

Você também precisará de um CMS se não estiver iniciando um negócio na Internet, mas deseja exibir seus produtos, comercializar seus serviços ou iniciar um blog.

Se você é um pouco mais experiente em tecnologia e deseja um site mais complicado ou personalizado, um CMS incluirá modelos ou “temas” pré-definidos da Web que você pode escolher, ou permitirá que você crie seu próprio design.

Características principais

  • Nomes de domínio personalizados: crie um nome de domínio personalizado que corresponda ao nome da sua empresa.
  • Hospedagem na Web: Seja no CMS ou integrando-se a uma plataforma popular de hospedagem na web, você pode armazenar seu site e todos os seus dados.
  • Editor do site: altere o layout do seu site com um editor de arrastar e soltar ou utilizando código.
  • Biblioteca de conteúdo: armazene conteúdo para publicação, como fotografias e vídeos, em uma biblioteca de conteúdo. Alguns incluem fotos de banco de imagens que você pode usar em seu site.
  • Loja Online: Configure uma loja online criando um catálogo de produtos e integrando um canal de pagamento para que os usuários possam fazer compras online através do seu site.

Um dos fatores mais importantes a serem considerados ao implantar um CMS é se seu site é compatível com dispositivos móveis ou não (a maioria dos modelos pré-criados inclui design responsivo). 

Em 2020, haverá 4,28 bilhões de usuários únicos de internet móvel, o que significa que mais de 90% dos que navegam online o fazem em um dispositivo móvel. 

Na verdade, os dispositivos móveis respondem por 54% de todo o tráfego da Internet em um determinado momento.

Como o Google enfatiza a importância de sites otimizados para celular na determinação de como classificar um site, você deve ter certeza de que seu site está otimizado para celular para evitar a perda de visitantes.

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CRM e CMS têm algumas distinções importantes

Lembre-se de que um CRM é uma ferramenta que auxilia as equipes de vendas e marketing na organização e gerenciamento dos dados dos clientes, enquanto um CMS é um hub central a partir do qual você gerenciará todo o material publicado em seu site.

Gerenciar contatos, acompanhar leads, gerar relatórios e prever vendas são as principais operações de negócios que um CRM pode auxiliar. 

Um sistema de gerenciamento de conteúdo, por outro lado, destina-se a auxiliar as empresas na criação de sites, gerenciamento de conteúdo e estabelecimento de uma loja online. 

Quando você começa a adquirir clientes e deseja expandir sua base de clientes, deve pensar em obter um CRM. 

Sem um CRM, manter o controle de seus clientes se tornaria cada vez mais desafiador.

Um CMS será o principal centro do seu site se você está começando um negócio online, quer uma presença online para promover seu produto ou conteúdo, ou simplesmente quer criar um blog. 

Quais ferramentas estão disponíveis?

Existem várias alternativas de software para ajudá-lo a começar no caminho certo, seja procurando um CMS para gerenciar seu conteúdo ou um CRM para gerenciar seus clientes.

Para obter informações adicionais sobre como os aplicativos para cada assunto foram escolhidos, consulte a seção de metodologia na parte inferior deste post. 

Se você está procurando um sistema de gerenciamento de conteúdo, dê uma olhada nessas ferramentas:-

O Elink.io é um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) baseado em nuvem para equipes de marketing e vendas. 

Essas equipes podem usar o Elink para publicar rapidamente boletins informativos por e-mail, conteúdo do site e conteúdo de marketing de página única.

O software também inclui um marcador para o Chrome que permite salvar itens em movimento. 

Você pode alterar o título, a descrição e a imagem de cada item de conteúdo salvo usando a extensão. 

Isso permite mais flexibilidade em termos de conteúdo que você usa em suas iniciativas de marketing.

O Elink é frequentemente usado para criar boletins informativos por e-mail para marketing, ciclos de vida de e-mail, divulgação de vendas, e-mails de equipe interna, e-mails de equipe interna, recursos de treinamento, boletins de pesquisa de concorrentes internos e muitos outros propósitos.

Paperflite 

Paperflite é um sistema de gerenciamento de conteúdo baseado em nuvem que ajuda as equipes de marketing e vendas a colaborar e se comunicar com clientes em potencial. 

Modelos predefinidos, gerenciamento de documentos, indexação, edição de texto e um repositório estão entre seus principais recursos.

Quando os clientes se envolvem com o material compartilhado, o programa inclui um módulo que entrega notificações aos membros da equipe. 

As equipes de marketing podem usar esse sistema para desenvolver campanhas selecionando temas, personalizando materiais e projetando mensagens para diversos públicos.

Relatórios sobre métricas como visualizações e downloads, tempo gasto em uma página, mapas de calor e análises de vídeo integradas são gerados pelo sistema. 

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Os gerentes podem fornecer direitos para modificar e publicar informações aos funcionários com base em suas funções.

Directus

O Directus é um CMS baseado em nuvem que permite que as empresas conectem bancos de dados SQL personalizados a APIs dinâmicas e vejam e controlem o conteúdo do banco de dados. 

É gratuito e de código aberto. 

Marca personalizável, marcadores, revisões e reversão, logon único (SSO), rastreamento de status, vários idiomas e filtragem de dados são alguns dos recursos disponíveis.

Os supervisores podem especificar os status do projeto como rascunho, em revisão, publicado ou exclusão reversível, bem como permissões baseadas em função para usuários, usando os fluxos de trabalho de gravação de conteúdo predefinidos do aplicativo.

Se você está procurando um sistema de gerenciamento de relacionamento com o cliente, dê uma olhada nestas plataformas:

VipeCloud

VipeCloud é uma plataforma baseada em nuvem para pequenas e médias empresas em diversos setores. 

As tecnologias de e-mail marketing e automação de marketing da VipeCloud podem ajudá-lo a construir sua equipe mais rapidamente e otimizar suas operações de vendas. 

Gerenciamento de tarefas, pontuação de leads, marketing por e-mail, armazenamento de documentos, integrações de mídia social e acesso móvel são aspectos importantes.

O pacote de marketing da VipeCloud usa automação de fluxo de trabalho e pontuação de leads para auxiliar as equipes de vendas na priorização de leads. 

Os e-mails são enviados e rastreados, as iniciativas de divulgação são definidas e automatizadas, as listas de contatos são gerenciadas e segmentadas e o marketing por e-mail é vinculado aos comportamentos dos visitantes do site. 

Os usuários podem enviar saudações de vídeo personalizadas para leads, digitalizar cartões de visita e automatizar a entrada de informações de contato usando o pacote de vendas.

CRM menos irritante 

O CRM menos irritante foi projetado especificamente para pequenas organizações. 

Possui implantação baseada em nuvem, várias opções de configuração e um painel que exibe informações de contato, projetos, arquivos e outros dados.

Menos irritante, as ferramentas de gerenciamento de contatos e automação da força de vendas (SFA) do CRM permitem que você centralize as informações do cliente em um único local disponível para toda a equipe. 

Você pode acessar quaisquer notas, arquivos, tarefas, eventos e informações de pipeline associadas a um contato no painel. Rastreamento de leads, anotações, calendários e gerenciamento de tarefas estão entre os módulos disponíveis.

Conclusão

Embora alguns CRMs tenham recursos de comércio eletrônico e alguns CMSs tenham recursos de gerenciamento de contatos, o coração de cada produto serve a um propósito diferente. 

No entanto, você quase certamente precisará de ambos: à medida que você expande seus negócios e deseja estabelecer uma presença on-line, um CMS é essencial e um CRM será útil para ajudá-lo a expandir sua base de clientes. 

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