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SEO Mythbusting episódio 1

seo mythbusting episódio 1

Neste primeiro – e introdutório – episódio de SEO Mythbusting, Martin Splitt (WebMaster Trends Analyst, Google) e seu convidado Juan Herrera (Angular GDE, Wed Developer em Parkside) discutem os fundamentos básicos de SEO como:

  • O que é um mecanismo de busca? (0:57)
  • O que está rastreamento? (1:32)
  • Como o Google determina quais resultados de pesquisa são relevantes para quais usuários? (2:51)
  • Quais são as 3 principais coisas que devo fazer para tornar meu site passível de ser descoberto? (3:17)
  • Por que é importante que um site apareça nos principais resultados da pesquisa? (7:52)

Nos futuros episódios de SEO Mytbusting, teremos tópicos mais avançados como:

  1. SEO e Googlebot,
  2. SEO e JavaScript,
  3. SEO e Web Performance,
  4. SEO e Web Frameworks, e
  5. SEO e Futuro da Web.

Curtiu? Se precisar de ajudar numa consultoria SEO SP técnico, fale comigo!

 

Evergreen Content (o que é, porque usar e como criar)

Evergreen Content

Evergreen Content: o que é isso, porque você precisa disso e como criar

Evergreen Content é fazer seu conteúdo ser importante, sempre!

Você quer saber o segredo por trás da construção de um blog que recebe backlinks, classifica palavras-chave importantes e recebe toneladas de tráfego orgânico ao longo do tempo?

Duas palavras: evergreen content!

O que é Evergreen Content?

É conteúdo que não está desatualizado.

Ele gira em torno de um tópico que é sempre relevante para os leitores, independentemente do ciclo de notícias ou da temporada atual.

Seu nome vem do evergreen – uma planta que mantém suas folhas verdes durante todo o ano.

Mas se você der uma olhada mais de perto nessa definição, perceberá que ela fala sobre duas coisas diferentes:

Conteúdo e tópicos.

Essa é uma distinção importante que a maioria dos artigos sobre conteúdo evergreen não menciona.

Tópicos Evergreen

Os tópicos Evergreen são aqueles com interesse consistente e volume de pesquisa ao longo do tempo.

Aqui estão alguns exemplos de tópicos sempre verdes:

  • como perder peso (senpre teremos os mais fofinhos procurando como ficar magro)
  • como fritar um ovo (muito útil para os solteiros)
  • resultado do futebol (quem nunca?)

Exemplos de conteúdos não-evergreen:

  • eleições 2018
  • onde comprar ovos de páscoa
  • olimpíadas

Conteúdo Evergreen

O conteúdo Evergreen está satisfeito com um tópico evergreen que nunca fica desatualizado.

Aqui estão alguns exemplos de conteúdo evergreen:

  • 10 maneiras de perder peso sem dieta
  • como fritar um ovo

Como criar um conteúdo Evergreen?

  1. ache tópicos evergreen (volume de buscas alto e sem sazonalidade);
  2. crie o conteúdo evergreen (texto com alta qualidade, autoridade e originalidade)
  3. evite termos de vida curta (ex.: 201X, anual, ontem, etc)

Isso é só um começo!

Tem um artigo ótimo no AHREFS falando sobre esse tema e com muitos detalhes.

Você precisa entender que o o Google vai entregar seu conteúdo se ele for realmente bom e não apenas um amontoados de posts.

Não caia nessa de criar posts por criar!

Curtiu saber mais sobre Evergreen Content, então compartilhe nosso url por ai!

Google lança nova série de vídeos: SEO Mythbusting

seo mythbusting episódio 1

SEO Mythbusting

A nova série de vídeos da equipe de analistas de tendências para web do Google, visa esclarecer equívocos comuns e responder a perguntas urgentes sobre tópicos de SEO (otimizações de sites).

O Google está lançando uma nova série de vídeos no seu canal do YouTube para webmasters, chamado “SEO Mythbusting“.

A série de vídeos contará com Martin Splitt, da Equipe de Tendências para webmasters do Google, que falará com desenvolvedores e SEOs sobre equívocos comuns.

Os vídeos abordarão o SEO técnico para esclarecer equívocos comuns e abordar as perguntas frequentes.

O trailer de SEO Mythbusting

Abaixo está o trailer de vídeo com SEOs e desenvolvedores em nossa comunidade, além do Martin Splitt, do Google:

Por que devemos nos importar?

Como o Google colocou na descrição do vídeo, “SEO pode ser um pouco caixa preta e nem sempre é fácil para SEOs e desenvolvedores trabalharem juntos e falar o mesmo idioma”.

Esses vídeos vão cobrir muitos desses mitos e fatos. – e pode ser usado como dados de suporte para clientes e colegas que oferecem pontos que podem não ser factualmente verdadeiros ou recomendados no espaço SEO.

Aguardemos os próximos vídeos desta série.

Vai dar muito assunto isso ai 🙂

5 fatores que importam no SEO 2019

seo-2019

SEO 2019 com 5 recomendações que realmente importam

Estas são as recomendações de SEO mais importantes para o ano de 2019:

  1. Dados estruturados
  2. Frescor da Página
  3. Linkagem Interna
  4. Tags de Títulos
  5. Backlinks

1. Dados Estruturados

Dados Estruturados são implementações no código que mostram aos buscadores, em especial ao Google, o que se refere a página.

Se ela é de produto, um artigo, um review, de eventos, ofertas de empregos, etc.

Temos uma ferramenta gratuita do Google que se chama Assistente de Marcação de Dados Estruturados, onde você insere a url de sua página e faz uma verificação se esta tudo ok ou se precisa adicionar estes dados na página.

Indico sempre pedir ajuda para um consultor SEO.

2. Frescor da Página

Nada como ter conteúdo novo sempre né?

E isso deve ser indicado ao Google para que ele entenda que seu site esta sempre em atualização.

O frescor de sua página é determinado por vários fatores, mas ter uma data em uma página é uma das maneiras mais fáceis de indicar ao Google o quão nova é sua página.

Isso se aplica a blogs e notícias, mas também é relevante para páginas de produtos relacionadas a datas, como sites de eventos.

Os rastreados dos buscadores sabem quando seu conteúdo é novo ou não. Fique esperto!

3. Linkagem Interna

Sim, linkagem interna importa e muito em 2019.

Já vi muito artigo dizendo como e com quantos links você deve adicionar nos seus artigos.

Mas não existe um regra de sucesso. O que existe é coerência e utilidade.

Coloque links que deem substância ao que esta dizendo, como sendo uma prova em formato de documento. Eu tento colocar links para páginas de relevância e que estejam bem posicionadas.

DICA: sempre coloque link em páginas que estão na primeira posição para páginas que estão na segunda tela da busca. Assim indicamos ao Google quais páginas queremos subir de posição.

Não exagere com muito links num artigo. Dê valor para seu link!

4. Tags de Títulos

Sim, mude frequentemente os textos dos títulos de suas páginas!

Teste novos formatos, adicionando:

  1. palavra-chave primária (no começo do título)
  2. ano (2019)
  3. marca do site (no fim do título)
  4. preço do produto (atrai mais interesse nas buscas)
  5. emojis (porque não?)

O que devemos fazer é sempre testar. Não devemos ficar parados achando que estando na segunda página iremos subir algum dia por mágica.

Faça a sua parte!

5. Backlinks

Sim, sem eles o site fica à deriva na internet!

Você precisa de referências, de preferência de sites do mesmo nicho, para que o Google entenda que seu site é importante para as pessoas.

E sempre dê preferência a sites de relevância. O que importa aqui é autoridade e qualidade do que quantidade.

Foi-se o tempo em que ficar fazendo links por bacia resolvia esta questão.

Agora precisamos focar:

  • na palavra-chave primária que quer posicionar (Long Tail é mais fácil)
  • em sites do mesmo nicho com autoridade
  • em conteúdo de qualidade da referência

6. SEO em 2019 (dica PLUS)

Eu tenho alguns planos de criação de backlinks que podem fazer seu site subir de posições no Google. De 5 a 15 posts em sites de nicho (menos adulto)!

Depois destas informações, o SEO 2019 ficou mais claro.

Lazy Load no WordPress: como deixar seu site mais rápido

lazy loading

As maravilhas do plugin BJ Lazy Load no WordPress vai deixar seu site mais rápido. Confira!

Sou louco em SEO técnico e mais ainda quando preciso arrumar formas de melhorar a performance do site.

O Google quer um site com resposta ágil a fim de entregar para sue usuário a melhor experiência.

E não tem jeito, em tempos de mobile first, o tempo de carregamento é um ponto crucial para nosso tráfego orgânico de origem móvel.

No Linkedin, eu me deparei com um post de um gringo falando de otimizar sites em WordPress com plugins de lazy load.

Mas, o que raios é isso?

O que é Lazy Load?

Como isso funciona?

Lazy loading é uma técnica de otimização que carrega conteúdo visível, mas retarda o download e renderização de conteúdo que aparece abaixo da dobra de página.

Jon Pen

Ou seja, por quê o navegador deve baixar imagens ou vídeos de uma página, tudo de uma vez, se eu ainda estou lendo a parte superior da página?

Qual a necessidade de gastar banda – do leitor e do seu servidor – à toa?

Pensando nisso, eu coloquei no meu site o plugin BJ Lazy Load para WordPress.

No começo era assim:

Eu já achava minha home rápida, conforme tabela do Pingdom abaixo:

lazy load Pingdom
Status inicial
lazy load Pingdom 2
Status inicial

Viram?

Mesmo com uma página com 446kb, onde 41% destes eram de imagens, instalei o plugin BJ Lazy Load.

Não mexi em alteração alguma do plugin. Tudo no modo padrão dele.

Agora, voltei ao Pingdom e refiz a análise. Temos abaixo:

Status Final
Lazy Load 6

Viram?

  • de 3,82 segundos de download, baixei para 2,32 segundos;
  • de 436 kb para 408 kb de conteúdo total da página;
  • em alguns casos, o número de requisições pode cair também.

Resumindo

Com poucos cliques, conseguimos uma melhora de performance considerável.

Então instale o BJ Lazy Load e não esqueça de mandar re-indexar o seu site no Googler Search Console depois.