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o que é marketing digital

o que é marketing digital

O que é marketing digital?

Marketing Digital é promover produtos, serviços ou marcas por meio de mídias digitais (internet).

Ele é uma das principais maneiras que as empresas têm para se comunicar com o público de forma direta, personalizada, e no momento certo.

O que é SEO

Segundo o Wikipedia:

Esse tipo de marketing traduz-se em ações adaptadas aos meios digitais, de forma a obter, nestes canais, a mesma eficiência e eficácia do marketing direto e, simultaneamente, potencializar os efeitos do marketing tradicional. Na sua operacionalização são, normalmente, utilizados canais, meios e ferramentas digitais.

Resumindo: é você utilizar a internet com o objetivo de promover seu negócio diretamente ao seu cliente em potencial.

Como fazer marketing digital

Qualquer pessoa pode – e deve – usar a internet para vender seu negócio, isso é fundamental nos dias de hoje.

O número de pessoas que abrem uma loja virtual ou um blog cresce assustadoramente a cada dia.

De uma simples padaria ou farmácia até uma grande empresa de tecnologia usa a internet para vender seus produtos ou serviços hoje me dia.

Quem não tem um site fica atrás da concorrência e assim, vende menos.

O seu cliente esta na internet!

O aumento do comércio mobile (smartphone) será ainda mais intenso em 2018.

De acordo com a Goldman Sachs, a participação do comércio eletrônico mobile será de aproximadamente US$ 626 bilhões, número mais do que significativo.

Um dos gigantes do mundo das vendas também afirma que mais de 50% das visitas em sua página vem de dispositivos móveis.

Isso se você tiver um site preparado para o mobile né?

Seu concorrente tem um site? Então você também deve ter e sair na frente dele para assegurar seu lugar no Sol digital.

Você precisa focar nas pessoas que usam celulares! Eles são seus clientes em potencial.

Você passa muito tempo no celular? Seu cliente é esperto e também esta no smartphone!

Ter o site rápido, simples e que venda. Isso já é um ótimo começo para ter sucesso e para atrair vendas.

Mas, calma!

Você precisa aparecer no Google que é o maior mecanismo de busca do Brasil com 96% de participação do mercado de motores de buscas.

Google domina

Você pode (e já conhece muito por se impactado sempre) usar:

  • mail marketing
  • aplicativos mobile
  • redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram)
  • links patrocinados (anúncios no Google, Facebook ou Linkedin)
  • marketing de afiliados
  • e SEO

“Opa! Eu já ouvi falar destes ‘caminhos digitais’, mas o que é SEO?”.

São muitos conceitos novos que você pode não entender de primeira, mas não é um bicho de sete cabeças.

O que é SEO

Tenho um artigo extenso que vai detalhar melhor o que é Search Engine Optimization.

Mas por ora, podemos simplificar assim:

SEO é otimizar (melhorar) seu site com o objetivo de aparecer nas primeiras posições dos resultados de uma pesquisa nos motores de busca, como o Google.

Resultado de imagem para first positions google

Ou seja, se você não aparecer nas primeiras posições, o seu cliente não vai te achar.

E assim, não vai pro seu site não convertendo nenhuma venda.

Isso é muito frustrante para o comerciante.

Além disso, do que adianta ter investido milhares de reais para gerir uma loja virtual, produto de qualidade, entrega rápida, conteúdo para cada tipo do seu segmento e links patrocinados no Google se você não aparece para mais de 36% das pessoas que fazem pesquisas e não clicam em anúncios?

Muito bem!

Vamos falar da chave do sucesso agora.

Palavras-chave é a chave do sucesso

Existem algumas técnicas de SEO e em todas elas tudo parte da primeira ação que é escolher a palavra-chave do seu negócio.

Qual é a palavra que define uma página, um produto ou um serviço do seu negócio?

Se você vende aplicativos, a palavra poderia ser “software”.

Se você vende calçados, esta palavra-chave poderia ser “sapatos”.

E assim por diante.

Você tem que listar estas palavras-chave para entender melhor o que esta querendo que o seu cliente ache no Google.

Depois de feito esta lista, basta passar pro profissional de marketing digital SEO começar a trabalhar.

5 Motivos para investir em SEO

Existem 5 motivos para investir em SEO como um ótimo meio de conseguir resultados no marketing digital.

Vamos à eles!

  1. Você esta focando em seu público-alvo – quando você faz uma página do seu site para seu cliente, ele vai te achar. É certeiro;
  2. Ser autoridade no segmento – quando você esta na primeira página do Google, passa a ter autoridade no segmento e todos irão confiar no link e assim, clicando nele eventualmente;
  3. Aumento de tráfego orgânico – com estes cliques no Google, seu site passa a ter mais gente visitando e gerando vendas dos seus produtosou serviços;
  4. Seu custo em Links Patrocinados cai – claro! Se aparece organicamente com relevância na pesquisa, as pessoas não precisam clicar nos anúncios das campanhas que você faz no Adwords. E isso vira uma economia enorme mensal. Sacou? 🙂

Como investir em SEO

Não é complicado! Você pode aprender em vários cursos gratuitos mas vamos ser sinceros, você não tem tempo para isso e quer resultado o mais rápido possível não é?

Agora que entendeu mais sobre marketing digital, é o momento para contratar um consultor de SEO e não uma agência.

Porque não uma agência de marketing digital SEO?

Por que ela vai te vender placebo!

Ou seja, vão te mandar uma apresentação linda com resultados maravilhos de outros clientes e que você acredita, mas na hora da entrega dos resultados de sua empresa, você sente que a equipe de atendimento não esta entregando aquilo que prometeu na assinatura do contrato.

Eu passei por uma agência, que tem clientes gigantes, que eu não sei como estão de pé ainda.

Com um consultor de SEO, você tem contato direto e sem intermediários.

Ele vai te explicar o que deve ser feito sem enrolação e os resultados são acompanhados diariamente.

É a melhor escolha para quem precisa de:

  • marketing digital para restaurante,
  • marketing digital para empreendedores,
  • marketing digital para moda e muito mais!

Quanto custa o investimento de Marketing Digital de SEO?

O profissional de marketing digital de SEO faz uma análise de seu site/e-commerce e manda uma proposta inicial de otimizações mensais.

Os valores podem ser variados demais, tipo, de mil reais a mais de 10 mil mensais, pois depende muito da complexidade do site a ser trabalhado.

Simples assim.

É muito mais em conta do que investir uma verba enorme em Google Ads e que só aumenta a concorrência.

Agora que já sabe muita coisa sobre Marketing Digital para leigos, basta entrar em contato comigo.

Vamos ganhar clientes em 2018? 🙂

SEO Writing Assistant te ajuda a criar o post perfeito!

SEO Writing Assistant Wordpress

SEO Writing Assistant do SEMRUSH te ajuda a criar o post perfeito. Confira!

O SEO Writing Assistant é uma ferramenta beta do Semrush, que é o programa mais importante para os analistas de SEO e SEM do mercado mundial.

E o Semrush acaba de lançar este analisador de conteúdo gratuitamente!

Nas versões de extensão do Google Docs e plugin para WordPresstudo gratuito você precisa ter uma assinatura GURU ou Business  para ter direito a 10 usos mensais 🙁 – agora você pode definir as palavras-chave que ter posicionar e este assistente irá dar mais informações de como otimizar o artigo com foco em posicionamento.

LEIA TAMBÉM: O que é marketing digital para leigos?

Instalando o SEO Writing Assistant

É muito simples!

Basta adicionar a extensão no Google Docs, dar a devida permissão de acesso na sua conta e sair usando o assistente em Add-Ons > Semrush > Show:

Passo 1

Vá para a Loja de Extensões do Google Chrome e clique no botão azul.

seo-writing-assistant-google-docs1

Passo 2

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Passo 3

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Passo 4

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Passo 5

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Passo 6

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Pronto para uso!

SEO Writing Assistant do SEMRUSH no Google Docs

 

SEO Writing Assistant para WordPress

Este é mais fácil ainda!

Baixe o plugin e suba no seu WordPress, pelo menu Plugins > Adicionar Plugin.

Pronto!

Entre na edição de um post, e dando a permissão de acesso do assistente, coloque as palavras-chave que quer posicionar.

E ainda tem mais!

Tem um feature que analisa se o texto é um plágio (cópia) de outra fonte!

Se sim, não use.

Conta o número de palavras do artigo e te dá uma meta de número de palavras para que sua página fique entre as primeiras posições no Google.

Isso sim é legal hein? 🙂

SEO Writing Assistant WordPress

Palavras-chave difíceis de ranquear

seo-writing-assistant-google-docs

Você pode adicionar até 30 palavras diferentes para análise do assistente.

E tem mais!

Se você pausar o cursor sob a palavra-chave sugeridas, o assistente te mostra a porcentagem de dificuldade de posicionamento.

O que achei do SEO Writing Assistant

Como é um assistente ele te ajuda a criar um artigo focado no conteúdo e com as palavras-chave que você escolheu.

Ele te dá dicas e outras opções de palavras que sua concorrência usa e em português brasileiro.

Tudo com o propósito de aumentar sua relevância.

E esse processo de otimização do site, são importantes para uma pesquisa de palavras-chave eficientes.

Esta lista de palavras-chave adicionais ajuda no bom poscionamento, na experiência do usuário e no seo writing.

O volume de pesquisa destas palavras-chave também é um fator importante para o bom poscionamento, mas a otimização do artigo não depende somente deste fator.

Depois de configurado, o plugin para WordPress é um pouco demorado para dar uma resposta, mas claro, tudo dependerá da complexidade do seu artigo né?

Teste e comente aqui o que achou do SEO Writing Assistant, ok?

UPDATE dia 29/06

E não é que tive a grata surpresa de perceber tráfego de refência do Google Chrome Recomendações de Artigos e do Google News?

Veja o print de tela abaixo comprovando que esse assistente do Semrush pode ter ajudado mesmo!

seo-writing-assistant-google-docs7 no Google Suggest

UPDATE dia 10/07

Utilizando esse assistente da SEMrush em um artigo posicionado e indexado, de um dia pro outro, subimos 31 posições! Veja:

Subimos 25 posições!

Estávamos na 56ª posição na quinta-feira e um dia depois, chegamos na 25ª posição apenas usando a pesquisa de palavras-chave relacionadas que o assistente nos indica.

Conclusão:

Este assistente não faz milagres,

Você precisa pesquisar e usar o bom senso na aplicação dos termos.

Mas com certeza, seu posicionamento deve melhor um pouco.

Vamos esperar mais alguns dias para ver se este posicionamento se mantém.

O Google Chrome Recomendações de Artigos é a 4ª fonte de tráfego

google chrome

O Google Chrome Recomendações de Artigos é a 4ª maior fonte de tráfego de referência. E isso pode ser bom para seu negócio

Google Recommendations Artivles

Conforme o SEJ mostra neste artigo e eu já vejo isso em alguns clientes, o Google Chrome Recomendações de Artigos já se torna na 4ª maior fonte de tráfego.

Um relatório do Chartbeat mostra que o Google Chrome para mobile só esta atrás em tráfego de referência para o Twitter, Facebook e a Busca do Google.

O que é Google Chrome Recomendações de Artigos?

No seu mobile, estas recomendações de artigos aparecem no Chrome.

Também são conhecidos como Artigos para Você, Sugestões de Conteúdo do Chrome ou Sugestões do Chrome.

Este tráfego aumentou em 2017 mais de 2100%, pulando de 15 milhões de visitas para 341 milhões de visitas pro mês (dados mensurados apenas no Android, sem contar o iOS).

Este sucesso se baseia no poder de entregar ao usuario artigos determinados pelo histórico de navegação.

Quanto mais você acessar sites de esportes, mais recomendações de artigos de seu time o Google Chrome irá te entregar.

Temos como manipular as Recomendações de Artigos?

Ainda é muito cedo para termos esse tipo de domínio e acredito que não teremos isso em breve.

O jeito é criar conteúdo relevante para seu público-alvo e deixar o Google fazer a parte dele.

Mas tem um “probleminha”: esse tráfego é considerado de referência e não orgânico.

E isso pode atrapalhar seus relatórios na hora de convencer seus clientes.

Boa sorte com o Google Chrome Recomendações de Artigos, amigos!

Ferramentas SEO. Extensões que otimizam em 100% seu trabalho de SEO

Ferramentas SEO

Ferramentas de SEO para otimizar seu tempo e ganhar posições no Google

Se tem uma coisa que precisamos ganhar é tempo e com estas sugestões de ferramentas de SEO, você terá mais produtividade no seu dia-a-dia.

Ferramentas de SEO - plugins e sites essenciais

Juntei algumas ferramentas de SEO, que uso diariamente, para otimizar meu trabalho e acelerar o processo de indexação no Google e assim ganhar pontos de SEO SCORE.

Com isso, batalhamos para ficar mais fácil aparecer primeiro pro seu cliente.

Vamos lá!

Básico das Ferramentas SEO

Extensões do Chrome

Se você não usa o Google Chrome (navegador) e estas extensões abaixo, já esta saindo lá trás na corrida de posicionamento no SERP (search engine results page).

Contagem de palavras

Você sabe que quanto mais palavras numa página, maiores a chances de ranquear com termos que não esperava que poderia acontecer.

E quanto mais palavras, melhor será o conteúdo para seu cliente.

Vamos contar quantas palavras tem um bloco de texto com esta extensão do Chrome.

Procurar no Site via Google

Esta extensão faz com que você busque no site visitante o conteúdo que precisa sem precisar abrir o Google para isso. Mão na roda!

Caçador de Emails

Esta extensão chamada Hunter é de um serviço de caça de emails!

Imagina você abrir o Google e ficar caçando emails dos sites, tipo contatos. Pronto agora ficou moleza!

Checador de Emails

Que tal um serviço online e gratuito que confere se o email é valido, antes de você sair queimando seu IP nas entregas de email marketing?

Confira o MailTester.

Redirecionamento

O Redirect Path é uma extensão que mostra se a url é um redirecionamento. Muito bom!

MozBar

Esta extensão do MOZ é essencial para quem trabalha com SEO.

Ela mostra valores do DA (autoridade do domínio) e PA (autoridade da página) além de mais detalhes da página, como título, descrição, etc…

Web Developer

Esta extensão Web Developer é antigo pacas, mas super necessário para quem trabalha com front-end.

Tem tudo: javascript, css, html, depurador, régua, etc…

Minhas sugestões pessoais de extensões para SEO

Vou listar as extensões que uso diariamente e sem elas meu trabalho de consultor de SEO fica prejudicado:

Observação:

O Google Chrome “come” uma memória danada do seu PC.

E isso pode deixar seu sistema mais lento do que normal, se você trabalha com várias abas abertas ao mesmo tempo.

Eu prefiro usar o Firefox. 🙂

Curtiu as dicas de ferramentas SEO para usar no seu navegador Chrome?

 

Como escrever um artigo para SEO

Como escrever um artigo para SEO

Como escrever um artigo para SEO matador e sem erro!

Você já deve ter lido vários sites falando de como escrever um artigo para SEO e ficou fera na construção do seu texto não é?

Mas agora o nível de um bom artigo de SEO ficou comum na net e você precisa sair na frente da concorrência.

Errar menos! Mas como?

Você pode procurar no Google por vários artigos falando como criar seu texto focado em SEO.

Ou contratar um consultor de SEO. 🙂

Mas chegou num momento que você ficou bom na ideia e precisa otimizar seu tempo na execução de um artigo matador de SEO.

Para isso, apresento a ferramenta Content Analysis.

Escreva seu artigo 100% para SEO na hora

Esta ferramenta online – e gratuita – te ajuda no processo de otimizar seu tempo na construção de seus artigos.

Como escrever um artigo 100% para SEO

Basta você inserir ou digitar seu texto no navegador, como faria num DOC do Word e ir acrescentando as informações abaixo.

Palavra-chave principal

Digite a palavra-chave principal do artigo no campo abaixo ou adicionar sinônimos/palavras relacionadas para aumentar a relevância e autoridade do texto.

Reparem que temos até um modo preview do Snippet do Google!

Isso otimiza muito o tempo de execução e de uso de outras ferramentas online.

conteudo-analise-seo2

Título e Meta Descrição

E nesta ferramenta você pode ainda inserir o título do artigo e a meta descrição.

E ainda se quiser, inserir caracteres especiais para dar aquele destaque na SERP e aumentar seu CTR.

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SEO Score: a sua análise final

E assim que você foi preenchendo os campos, a ferramenta já dá um SEO SCORE.

Com estas dicas, que vão desde que faltam tags, caracteres, número de palavras no texto, falta adicionar imagens e etc.

Muito fácil agora hein?

Análise completa de uma artigo SEO

Conclusão

Você pode pensar que esta ferramenta não substitui o YOAST SEO, plugin do WordPress.

Por um certo ponto de vista, concordo.

Mas esta ferramenta ajuda a redatores web a criar um artigo pronto e te entregam perfeito para adicionar no site, sem que você precise rever, o que é muito comum.

Ela é gratuita, mas vai saber até quando.

Então aproveite e compartilhe com sua equipe de redatores hoje mesmo!

Curtiu a dica de como escrever um artigo 100% para SEO usando o Content Analysis?