John Mueller, do Google, confirmou que a atualização do algoritmo do dia 7 de março não visava necessariamente sites de baixa qualidade.
Pelo contrário, tinha mais a ver com relevância de conteúdo.
Mueller revelou essa informação durante um hangout do Google para webmasters realizado em 6 de abril.
Ele foi questionado:
“Se tivermos um site que foi atingido pela atualização dos dias 7 e 9 de março que é um site autêntico e ele gera conteúdo de qualidade, obtém muitos links e é copiado. Agora, após a atualização, os outros sites que copiam este conteúdo, estão posicionados antes de nós… o que poderíamos fazer para corrigir isso? ”
Google confirma update
Primeiro, Mueller esclarece que tem alguma confusão, explicando que a maioria das atualizações do algoritmo do Google está focada na relevância.
Se as classificações foram afetadas pela atualização do último mês, isso não indica que o conteúdo de um site seja de baixa qualidade.
Muitos sites perdem relevância ao longo do tempo, diz Mueller, independentemente da qualidade do conteúdo.
Quando se trata de descobrir como tornar um site mais relevante, Mueller sugere receber feedback dos usuários sobre o que você poderia fazer de forma diferente para melhorar o site em geral.
Como sempre, com muitas dessas mudanças no tráfego, eu também recomendo verificar todos os detalhes técnicos. Coisas como: somos capazes de rastrear todo o seu conteúdo? Somos capazes de indexar seu conteúdo corretamente? – diz John Mueller.
Resumo da ópera: fique de olho no seu Search Console, amigo.
fonte: Search Engine Journal
Consultor SEO e especialista em Otimização de Sites com foco em aumentar o tráfego orgânico. Professor e Especialista de SEO a mais de 20 anos com vasta experiência em SEO para pequenas, médias e grandes empresas.