Um formato que se bem usado, vai fazer sua marca aparecer mais no Google, trazer mais visitantes ao site e muito mais!
O que é Web Stories?
As Web Stories são um formato de conteúdo em tela cheia com grande apelo visual para a Web, que permite tocar ou deslizar pelas stories.
Para acessar o conteúdo, toque ou deslize pelas Web Stories.
Imagine que você pode criar uma apresentação no formato de “slides” ou como o stories do Instagram e assim impactar milhares de possíveis novos visitantes?
Isso é a essência das Web Stories!
Veja o que estou falando no exemplo abaixo:
Você tem total controle no conteúdo, no design e na história.
Com um copy atraente, um layout personalizado e focado em se público-alvo, o Google pode entregar a milhares de dispositivos móveis, por meio do Google Discover
O que é Google Discover?
Com o Discover, você pode receber atualizações sobre seus interesses, como seu time ou site de notícias favorito, sem precisar pesquisar por eles.
É possível escolher os tipos de atualização que você quer ver no Discover usando o Google app ou quando você estiver navegando na Web pelo smartphone.
Se quiser saber mais sobre o Discover, leia a documentação oficial do Discover no Google.
Quais as vantagens da Web Stories?
Este formato é entregue para todos os usuários, nos dispositivos mobile deles, de acordo com o perfil e seu possível interesse pelo assunto.
Por exemplo: se seu site é sobre turismo, o Google vai disponibilizar a web stories para os usuários que tem um histórico de interesse em viagens, passaportes, turismo com a família e etc.
Claro que o Google pode aumentar o alcance de sua web stories para usuários que podem se interessar pelo assunto, mas isso dependerá de outros fatores.
Onde os Web Stories aparecem no Google?
A experiência já está disponível no Brasil, nos Estados Unidos e na Índia e a expansão para outros países e superfícies está em nossos planos futuros.
Como o Discover é uma experiência personalizada de consumo de conteúdo, o que você vê serão personalizados de acordo com seus interesses.
Veja como ativar os Web Stories na Pesquisa Google para mais detalhes sobre como os stories aparecem no Google e as diretrizes e políticas do Web Stories no Google.
O que faz bombar no Google Discover?
O Google indica alguns fatores que são primordiais para o sucesso de sua Web Story.
Vejamos alguns deles:
- imagens de alta definição com o mínimo de 1200 pixels de largura;
- código AMP bem feito e com dados estruturados;
- conteúdo original e fresco (novidade);
- dê preferência a uso de vídeos;
- evite grandes blocos de textos;
- texto legível e com contraste com o background;
- traga uma perspectiva pessoal no texto.
Quais stories podem aparecer no Discover?
Qualquer pessoa pode aparecer no Web Stories no Discover, desde que siga as práticas recomendadas e as políticas.
Os Web Stories pertencem ao e são controladas exclusivamente pelo criador, assim como as páginas da Web.
Isso significa que os criadores e editores podem decidir por quanto tempo manter um story disponível nos sites deles e onde compartilhá-lo na Web (como fazem com outros conteúdos).
Além disso, eles retêm 100% de qualquer receita gerada com anúncios ou links afiliados dentro dos Web Stories deles.
É possível gerar receita com web story?
SIM!
Os anúncios de stories são anúncios em tela inteira, de página única, que aparecem nos Web Stories.
Um anúncio de story tem uma tela diversificada e flexível que permite imagens, vídeos, animações ou uma combinação de todos esses elementos.
Anúncios de story são atualmente compatíveis com o Google Ad Manager para inventário de venda direta, e em breve anúncios programáticos e suporte do AdSense serão incluídos.
Como criar uma Web Stories
Há várias maneiras de criar uma Web Story.
Para começar, confira as ferramentas para ver qual é a mais adequada para você.
Eu uso o plugin do WordPress oficial do Google.
Ele é gratuito e fácil de instalar no WordPress.
Depois de instalado, você pode usar a galeria de templates de stories e editar à vontade.
Mas antes de sair publicando, teste sua Web stories no Google para saber se nada esta errado.
Se tiver, corrija e só depois publique!
Resultados com Web Stories
Eu consegui milhões de impressões – mais de 60 milhões, para ser sincero – em alguns poucos meses, usando Web Stories.
O que vale é:
- ser um tema de interesse geral;
- ser focado em entregar uma solução ao usuário;
- imagens de qualidade;
- fazer muitos slides (mínimo de 10 e máximo de 30) por web stories!
Onde saber mais sobre Web Stories?
No site oficial do Google tem uma documentação completa de criação e muito mais.
Se você curtiu a ideia, compartilhe nossa url com sua rede social preferida!
Precisando de um consultor de SEO, entre em contato!
Consultor SEO e especialista em Otimização de Sites com foco em aumentar o tráfego orgânico. Professor e Especialista de SEO a mais de 20 anos com vasta experiência em SEO para pequenas, médias e grandes empresas.
Muito bom artigo, vou testar no meu próximo projeto. Depois de alguns meses volto aqui para compartilhar os resultados e agradecer a dica.