Você deveria gastar tempo e dinheiro criando link nofollow?
Vale a pena ter links nofollow ou devo me esforçar ao máximo para que meus backlinks sejam apenas follow?
Essas perguntas são muito comuns na comunidade SEO, mas uma coisa eu já adianto: link é bom sempre!
Mas decidi provar minha impressão com uma experiência simples.
Vou dar detalhes mais abaixo.
O que é Link Nofollow?
O nofollow é um atributo da tag A (link), não padrão do HTML, usado para dizer aos buscadores que um determinado hyperlink não deve influenciar no rankeamento da página de destino, apontado pelo link.
Em outras palavras, diz ao buscador para desconsiderar aquele link!
Imagina que um site tem uma página com uma barra de menus com 100 links externos – acredite, já vi casos assim – e você “dizendo” pro Google que todos esses links externos são ótimos e por isso, vá em frente seu Google, comparilhe minha autoridade com eles.
Você esta literalmente jogando sua autoridade fora.
Como impedir isso a distribuição de sua autoridade com links externos?
A utilização do nofollow, no HTML, é a seguinte:
<a href="PaginaDeDestino.html" rel="nofollow" title="Minha Página">texto âncora</a>
Existem outros tipos de atributos de links como o sponsored e o gerado pelo usuário.
Para quem usa o WordPress, existe um plugin que te permite gerenciar os atributos nos links dos artigos de forma automática, sem você precisar inserindo o código manualmente.
Mas, os links nofollow que temos e aparecem de sites que nos fazem referência valem a pena?
E se eu conseguir um backlink de um portal e ele tenha o atributo no-follow no link, vai valer alguma coisa?
Decidi fazer um teste se um link nofollow pode nos ajudar. Confira!
Experimento de SEO de Link Nofollow
Mesmo o assunto já ter sido feito e discutido, como no post do Neil Patel, eu resolvi fazer uma experiência local.
O que foi feito?
- criei um post que não tinha backlink algum
- divulguei poucas vezes no LinkedIn
- pedi pra um amigo um link para este post
- este link deveria ser nofollow obrigatório
- este backlink foi criado num site de um nicho totalmente diferente de marketing digital
- fui monitorando o posicionamento do meu artigo diariamente, depois do link ser indexado no site do meu colega
- e depois de 20 dias…
Começando na posição 29 na SERP (search engine results page) do Google, a página em 20 dias chegou a 19ª posição e chegando a bater a 16ª posição!
Aí você deve pensar:
Ah! Mas você otimizou o seu post para uma palavra-chave com muitas buscas mensais!
Então.
O termo escolhido tem zero buscas mensais.
Claro que existem dezenas de fatores que podem ter ocorrido para dar este resultado, e para ter certeza que essa experiência se baseia apenas no link construído para esse propósito, vou pedir pero meu colega apagar o backlink e monitorar novamente.
Consultor SEO e especialista em Otimização de Sites com foco em aumentar o tráfego orgânico. Professor e Especialista de SEO a mais de 20 anos com vasta experiência em SEO para pequenas, médias e grandes empresas.
Olá!
Pediu para seu colega apagar o backlink para ver se o nofollow estava mesmo ajudando? vlws
Cara, sabe que esqueci de fazer isso? kkk