O que é marketing digital?
Marketing Digital é promover produtos, serviços ou marcas por meio de mídias digitais (internet).
Ele é uma das principais maneiras que as empresas têm para se comunicar com o público de forma direta, personalizada, e no momento certo.
Segundo o Wikipedia:
Esse tipo de marketing traduz-se em ações adaptadas aos meios digitais, de forma a obter, nestes canais, a mesma eficiência e eficácia do marketing direto e, simultaneamente, potencializar os efeitos do marketing tradicional. Na sua operacionalização são, normalmente, utilizados canais, meios e ferramentas digitais.
Resumindo: é você utilizar a internet com o objetivo de promover seu negócio diretamente ao seu cliente em potencial.
Como fazer marketing digital
Qualquer pessoa pode – e deve – usar a internet para vender seu negócio, isso é fundamental nos dias de hoje.
O número de pessoas que abrem uma loja virtual ou um blog cresce assustadoramente a cada dia.
De uma simples padaria ou farmácia até uma grande empresa de tecnologia usa a internet para vender seus produtos ou serviços hoje me dia.
Quem não tem um site fica atrás da concorrência e assim, vende menos.
O seu cliente esta na internet!
O aumento do comércio mobile (smartphone) será ainda mais intenso em 2018.
De acordo com a Goldman Sachs, a participação do comércio eletrônico mobile será de aproximadamente US$ 626 bilhões, número mais do que significativo.
Um dos gigantes do mundo das vendas também afirma que mais de 50% das visitas em sua página vem de dispositivos móveis.
Isso se você tiver um site preparado para o mobile né?
Seu concorrente tem um site? Então você também deve ter e sair na frente dele para assegurar seu lugar no Sol digital.
Você precisa focar nas pessoas que usam celulares! Eles são seus clientes em potencial.
Você passa muito tempo no celular? Seu cliente é esperto e também esta no smartphone!
Ter o site rápido, simples e que venda. Isso já é um ótimo começo para ter sucesso e para atrair vendas.
Mas, calma!
Você precisa aparecer no Google que é o maior mecanismo de busca do Brasil com 96% de participação do mercado de motores de buscas.
Você pode (e já conhece muito por se impactado sempre) usar:
- mail marketing
- aplicativos mobile
- redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram)
- links patrocinados (anúncios no Google, Facebook ou Linkedin)
- marketing de afiliados
- e SEO
“Opa! Eu já ouvi falar destes ‘caminhos digitais’, mas o que é SEO?”.
São muitos conceitos novos que você pode não entender de primeira, mas não é um bicho de sete cabeças.
O que é SEO
Tenho um artigo extenso que vai detalhar melhor o que é Search Engine Optimization.
Mas por ora, podemos simplificar assim:
SEO é otimizar (melhorar) seu site com o objetivo de aparecer nas primeiras posições dos resultados de uma pesquisa nos motores de busca, como o Google.
Ou seja, se você não aparecer nas primeiras posições, o seu cliente não vai te achar.
E assim, não vai pro seu site não convertendo nenhuma venda.
Isso é muito frustrante para o comerciante.
Além disso, do que adianta ter investido milhares de reais para gerir uma loja virtual, produto de qualidade, entrega rápida, conteúdo para cada tipo do seu segmento e links patrocinados no Google se você não aparece para mais de 36% das pessoas que fazem pesquisas e não clicam em anúncios?
Muito bem!
Vamos falar da chave do sucesso agora.
Palavras-chave é a chave do sucesso
Existem algumas técnicas de SEO e em todas elas tudo parte da primeira ação que é escolher a palavra-chave do seu negócio.
Qual é a palavra que define uma página, um produto ou um serviço do seu negócio?
Se você vende aplicativos, a palavra poderia ser “software”.
Se você vende calçados, esta palavra-chave poderia ser “sapatos”.
E assim por diante.
Você tem que listar estas palavras-chave para entender melhor o que esta querendo que o seu cliente ache no Google.
Depois de feito esta lista, basta passar pro profissional de marketing digital SEO começar a trabalhar.
5 Motivos para investir em SEO
Existem 5 motivos para investir em SEO como um ótimo meio de conseguir resultados no marketing digital.
Vamos à eles!
- Você esta focando em seu público-alvo – quando você faz uma página do seu site para seu cliente, ele vai te achar. É certeiro;
- Ser autoridade no segmento – quando você esta na primeira página do Google, passa a ter autoridade no segmento e todos irão confiar no link e assim, clicando nele eventualmente;
- Aumento de tráfego orgânico – com estes cliques no Google, seu site passa a ter mais gente visitando e gerando vendas dos seus produtosou serviços;
- Seu custo em Links Patrocinados cai – claro! Se aparece organicamente com relevância na pesquisa, as pessoas não precisam clicar nos anúncios das campanhas que você faz no Adwords. E isso vira uma economia enorme mensal. Sacou? 🙂
Como investir em SEO
Não é complicado! Você pode aprender em vários cursos gratuitos mas vamos ser sinceros, você não tem tempo para isso e quer resultado o mais rápido possível não é?
Agora que entendeu mais sobre marketing digital, é o momento para contratar um consultor de SEO e não uma agência.
Porque não uma agência de marketing digital SEO?
Por que ela vai te vender placebo!
Ou seja, vão te mandar uma apresentação linda com resultados maravilhos de outros clientes e que você acredita, mas na hora da entrega dos resultados de sua empresa, você sente que a equipe de atendimento não esta entregando aquilo que prometeu na assinatura do contrato.
Eu passei por uma agência, que tem clientes gigantes, que eu não sei como estão de pé ainda.
Com um consultor de SEO, você tem contato direto e sem intermediários.
Ele vai te explicar o que deve ser feito sem enrolação e os resultados são acompanhados diariamente.
É a melhor escolha para quem precisa de:
- marketing digital para restaurante,
- marketing digital para empreendedores,
- marketing digital para moda e muito mais!
Quanto custa o investimento de Marketing Digital de SEO?
O profissional de marketing digital de SEO faz uma análise de seu site/e-commerce e manda uma proposta inicial de otimizações mensais.
Os valores podem ser variados demais, tipo, de mil reais a mais de 10 mil mensais, pois depende muito da complexidade do site a ser trabalhado.
Simples assim.
É muito mais em conta do que investir uma verba enorme em Google Ads e que só aumenta a concorrência.
O que é uma Agência de Marketing Digital?
É função do consultor de marketing digital analisar o propósito e situação da empresa para poder em seguida estruturar um plano de marketing digital que inclua a estratégia macro da empresas e o detalhamento das ações a serem implementadas nas diversas áreas do marketing digital de forma a atingir os objetivos.
Qual o conceito de Marketing Digital?
O Marketing Digital como o próprio nome já diz é o bom e velho marketing só que trabalhado por meio das ferramentas digitais.
É o conjunto de ações estratégicas aplicadas nos meios digitais (internet e tecnologias móveis), para conquistar e fidelizar clientes, elevando a participação da empresa no mercado.
Em outras palavras, o marketing digital é o nome que se dá para as ações de comunicação de uma empresa que utiliza a internet e dispositivos móveis para divulgar e vender seus produtos e serviços, além de ampliar o seu relacionamento com os clientes.
O que é Marketing de Conteúdo?
Marketing de Conteúdo é uma maneira de engajar com seu público-alvo e crescer sua rede de clientes e potenciais clientes através da criação de conteúdo relevante e valioso, atraindo, envolvendo e gerando valor para as pessoas de modo a criar uma percepção positiva da sua marca e assim gerar mais negócios.
O que é Inbound Marketing?
Inbound Marketing é qualquer estratégia de marketing que visa atrair o interesse das pessoas.
Também é chamado de marketing de atração e possui três grandes pilares: SEO, Marketing de Conteúdo e Estratégia em Redes Sociais.
O que é Marketing de Relacionamento?
Marketing de Relacionamento é uma estratégia que envolve construção e disseminação de marca, fidelização de clientes e criação de autoridade no mercado.
O que é Nutrição de Leads?
Nutrição de leads é um termo de marketing que significa construir e manter relacionamento com clientes potenciais ou pessoas interessadas no seu produto, mesmo que elas não estejam no momento exato para efetuar uma compra.
O que é Outbound Marketing?
Ao contrário do Inbound Marketing, o Outbound Marketing pode ser definido como a estratégia tradicional de marketing, em que a marca é ativa no processo de prospecção de clientes.
Exemplo: enquanto no Inbound Marketing você aguarda o peixe morder a isca, no Outbound Marketing você joga uma rede.
O que é Geração de Leads?
Geração de leads é um termo de marketing usado, muitas vezes, em marketing de conteúdo, para descrever o registro de cadastro de pessoas e empresas interessadas em um determinado produto ou serviço.
Existem diversas formas de gerar leads.
O que é Marketing de Guerrilha?
Marketing de Guerrilha é um termo que surgiu na década de 70, criado pelo norte-americano Jay Conrad Levinson, considerado o “pai do marketing de guerrilha”.
Quando criado, o marketing que guerrilha foi pensado para empresas menores, com o objetivo de combater as grandes ou simplesmente se manter no mercado.
O que é Marketing de Nicho?
Marketing de nicho. Um nicho é um grupo definido mais estritamente, um mercado pequeno cujas necessidades não estão sendo totalmente satisfeitas.
Em geral, os profissionais de marketing identificam nichos subdividindo um segmento ou definindo um grupo que procura por um mix de benefícios distinto.
O que é Marketing Pessoal?
Marketing Pessoal é o conjunto de estratégias, aplicadas de maneira coerente e planejada, que irão fazer com que você atribua um maior valor a sua imagem pessoal.
Ou seja, é um marketing voltado para as pessoas verem você com uma imagem bastante positiva.
O que faz o Especialista em Marketing?
A principal função do especialista em marketing é usar seus conhecimentos para aumentar as vendas de uma marca ou uma empresa.
Ele é o responsável por criar estratégias que tornarão um produto ou um serviço mais atraente para o seu público-alvo, isso de uma maneira inteligente para atrair e não repelir os consumidores.
O que faz as Agências de Comunicação?
Agências de comunicação de marketing são empresas especializadas na atividade de ligar os produtores (ou produtores potenciais) de um produto ou serviço com clientes, quer existentes ou potenciais.
Os objetivos das agências de marketing são a criação, a comunicação e a entrega de valor dos projetos para os clientes.
Agora que já sabe muita coisa sobre Marketing Digital para leigos, basta entrar em contato comigo.
Vamos ganhar clientes em 2020? 🙂
Consultor SEO e especialista em Otimização de Sites com foco em aumentar o tráfego orgânico. Professor e Especialista de SEO a mais de 20 anos com vasta experiência em SEO para pequenas, médias e grandes empresas.