Palavras de Transição para o SEO: quais são e porquê usá-las?

O que são as Palavras de Transição

As Palavras de transição servem para unir orações, frases ou parágrafos, tornando seu texto mais fácil de entender.

Pronto, agora você já sabe o que são as palavras de transição de modo objetivo.

Mas todos os usuários do plugin de SEO mais famoso do mundo, o Yoast, ficam loucos quando este item não fica com a “bolinha verde” habilitada.

Mas o que vamos entender aqui é que isso não pode ser levado a ferro e fogo.

O que importa é transmitir a mensagem ao leitor de forma fácil e simples.

Como se o seu leitor fosse uma criança.

Nada de termos e textos prolixos (adjetivo que significa muito longo, extenso ou demorado. É empregado quando alguém fala ou escreve demoradamente, com o uso excessivo de palavras).

Como as Palavras de Transição ajudam no SEO

Palavras de Transição

As palavras de transição ajudam como uma dica ao Google de que o conteúdo textual está ajudando ao leitor em entender a mensagem.

O Google quer entregar sempre a melhor resposta para seu usuário e existem “dicas” de que a página pode ser a melhor resposta numa busca.

No nosso caso, são:

  • aumento de tempo de permanência do usuário na página (afinal ele esta conseguindo ler e entender a mensagem e por isso não precisou procurar em outra fonte);
  • diminuição de taxa de rejeição: se o leitor conseguiu achar a resposta de sua busca em sua página, ele não sairá rapidamente dela.

O Google disse que não usa dados do Google Analytics como fatores de ranqueamento (por exemplo, taxa de rejeição), mas é uma dica preciosa de que estamos entregando a melhor legibilidade possível.

Quais são as palavras de transição

Aqui vão alguns exemplos para deixar seu conteúdo textual mais claro e objetivo:

  • Antecipadamente;
  • Antes de tudo;
  • Antes de mais nada;
  • A princípio;
  • À primeira vista;
  • Acima de tudo;
  • De antemão;
  • Desde já;
  • Em primeiro lugar;
  • Principalmente;
  • Primordialmente;
  • Sobretudo;
  • Primeiramente;
  • Ainda mais;
  • Ainda assim;
  • Além disso;
  • Apesar disso;
  • Bem como;
  • Contudo;
  • Do mesmo modo;
  • Em outras palavras;
  • Juntamente com;
  • Nesse sentido;
  • Ou seja;
  • Porém;
  • Por exemplo;
  • Todavia;
  • Agora;
  • Anteriormente;
  • Antes que;
  • Apenas;
  • Ao mesmo tempo;
  • Ao passo que;
  • Às vezes;
  • Atualmente;
  • Constantemente;
  • Depois que;
  • Desde que;
  • Enquanto;
  • Em seguida;
  • Então;
  • Eventualmente;
  • Finalmente;
  • Frequentemente;
  • Imediatamente;
  • Logo depois;
  • Logo após;
  • Nesse meio tempo;
  • Nesse ínterim;
  • Ocasionalmente;
  • Por vezes;
  • Posteriormente;
  • Pouco antes;
  • Pouco depois;
  • Raramente;
  • Sempre;
  • Sempre que;
  • Simultaneamente;
  • Todas as vezes que;
  • Analogamente;
  • Ao contrário;
  • Assim como;
  • Assim também;
  • Bem como;
  • Conforme;
  • Da mesma forma;
  • De acordo com;
  • De maneira idêntica;
  • Do contrário;
  • Do mesmo modo;
  • Em contrapartida;
  • Igualmente;
  • Por analogia;
  • Por outro lado;
  • Segundo;
  • Semelhantemente;
  • Similarmente;
  • Sob o mesmo ponto de vista;
  • Tal qual;
  • Tanto quanto;
  • Acima de tudo;
  • Afinal;
  • Assim;
  • Como resultado;
  • Definitivamente;
  • Dessa forma;
  • Em conclusão;
  • Em síntese;
  • Enfim;
  • Logo;
  • Em suma;
  • Por fim;
  • Portanto;
  • Por último.
Artigo Relacionado:  Como achar palavras-chave de intenção de busca usando o Google Search Console

Devo levar o plugin Yoast a sério sobre as palavras de transição?

O plugin usa métricas – que desconheço, sinceramente – que analisa seu texto e assim gera uma pontuação.

Como ele é de origem inglesa, fatalmente, deve errar em algum momento neste item em específico.

Mas o que aconselho firmemente é:

Leia seu artigo antes de publicá-lo!

Se estiver com uma leitura simples, fácil, ágil e compreensível, seus leitores irão entender a mensagem e o Google, eventualmente, irá sugerir sua página como a melhor resposta para a busca.

Não confie 100% no Yoast.

Deixe seu texto fácil para a experiência do usuário ser a melhor possível.

Bom espero ter ajudado e vamos em frente!

1 comentário em “Palavras de Transição para o SEO: quais são e porquê usá-las?”

  1. O yoast pode até ser bom, mas você já experimentou o Rank Math?
    Top demais…

    Estou maratonando os videos do Neil para aprender um pouco mais rsrsrs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *