Readability é fazer seu leitor entender o conteúdo do seu texto
Não adianta nada investir milhares de reais em exemplos de marketing digital ou em campanhas de links patrocinados esperando resultados se o leitor não consegue entender seu texto, para isso foque em readability.
Readability é mais que a legibilidade de um texto.
É criar um texto útil, relevante e de fácil entendimento e é isso que o Google ama.
Vamos descobrir mais sobre a legibilidade de um texto!
Prendendo a atenção do leitor
Um leitor, em média, não espera mais do que alguns segundos para começar a ver o conteúdo de uma página surgir na tela do seu celular.
Somos leitores muito ansiosos!
Queremos saber tudo ao mesmo tempo agora!
E a forma como escrevemos e mostramos nosso conteúdo textual tem impacto nesta espera.
O leitor quer ler o que procura o quanto antes e para isso ele procura visualmente o bloco de texto que tem a palavra-chave que procurou no Google.
Você também é assim, não é?
Você esta lendo ainda?
Se respondeu sim, o readability (ou a legibilidade) está funcionando.
Passar a mensagem de maneira que uma criança entenda, sem forçar a barra com palavras difíceis, farão seu texto ter mais sucesso.
Neste momento, reparem que:
- escrevo parágrafos curtos e objetivos
- tenho intertítulos definindo novos assuntos
- negritei palavras para dar ênfase e foco mental ao leitor
- os espaços das entrelinhas são maiores
- o tamanho da fonte é maior do que esta acostumado a ler por ai.
Isso é legibilidade a favor do leitor.
Como melhorar a readability do seu conteúdo
- Usar parágrafos curtos;
- Criar sentenças curtas;
- Focar na sua audiência;
- Usar poucas palavras difíceis;
- Usar palavras de transição (portanto, entretanto, enquanto, consequentemente).
Ferramentas Online de Legibilidade
Existem equações para determinar a legibilidade de um texto, consequentemente, existem ferramentas para nos ajudar a calcular o melhor formato de texto.
Para quem não usa o WordPress e usa o plugin do YOAST (análise de legibilidade), e precisa escrever os textos em outros editores, segue uma lista de ferramentas online:
Portanto, chegamos ao que interessa: foco do leitor em nossa página.
Flesch Reading Score
É recomendado ter menos de 25% dos parágrafos do texto com menos de 20 palavras em uso.
A fórmula do Flesch Reading Score é assim: quanto maior for a pontuação mais é fácil leitura.
Consequentemente, uma baixa pontuação indica dificuldades de leitura.
Entenda mais sobre o assunto, usando as palavras de transição em seus textos.
Concluindo, crie um texto para crianças de 12 anos. Se elas entenderem a mensagem a legibilidade (readability) será perfeita para o Google!
Consultor SEO e especialista em Otimização de Sites com foco em aumentar o tráfego orgânico. Professor e Especialista de SEO a mais de 20 anos com vasta experiência em SEO para pequenas, médias e grandes empresas.
Muito bom.
A minha dúvida é, essa técnica também se aplica para conteúdos grandes, como os educativos?
Sim, se aplcia em todos os tipos de textos.
Nunca deixe de pensar na facilidade de leitura de seus artigos.
Abs
Gostei bastante! Muito bom! Obrigada!
Ótimo texto, sanou minhas dúvidas. Adorei o parágrafo final kkkkkk Estudamos anos para encontrar o equilíbrio entre a formalidade e a coloquialidade e para chegarmos aqui, escrevendo para pessoas como se todas elas tivessem 12 anos. É isso que o Google ama!
É essa a vida na web! kkkk