Não se preocupe com “a dobra” e rolagem vertical da página!
Existe um mito de que todo o seu conteúdo importante deveria estar acima da “dobra”, um termo emprestado de jornais que se refere à área de uma página da web que pode ser vista sem a necessidade de rolar para baixo – proposto inicialmente por Jakob Nielsen.
Então, páginas longas são ruins?
Devemos enfiar tudo no topo de nossos layouts da web, porque as pessoas nunca vão ler nada abaixo desta dobra?
A resposta é “Não”, de acordo com um relatório da Clicktale, uma empresa de análise da web.
Seus resultados mostraram que o comprimento da página não tem influência na probabilidade de um usuário rolar para baixo na página.
Um estudo relatado por Joe Leech da CX Partners, uma agência de design centrada no usuário, indicou que menos conteúdo acima da dobra encoraja os usuários a explorar o conteúdo abaixo da dobra (claro né? Não tem outra opção pro usuário a não ser fazer isso).
O principal ponto a ser retirado aqui é que você não deve colocar todo o seu conteúdo importante no topo, porque teme que os usuários não sejam capazes de encontrá-lo de outra forma.
Uma vez eu desafiei um cliente, numa reunião, perguntando de onde ele tirou a informação de que o “cliente se cansa de rolar a página para baixo usando o touch do dedo, no smartphone/tablet?“
Penso que quando o conteúdo é bom e importante, o leitor irá rolar até o rodapé da página.
Isso dá um bom debate…
Saiba mais sobre SEO em nosso Guia Definitivo de SEO.
Consultor SEO e especialista em Otimização de Sites com foco em aumentar o tráfego orgânico. Professor e Especialista de SEO a mais de 20 anos com vasta experiência em SEO para pequenas, médias e grandes empresas.