O Google diz que não há necessidade de se preocupar com JavaScript quando se trata de pesquisa, já que não há nada fundamentalmente diferente nisso em comparação com o conteúdo estático.
Isso é discutido no último episódio do podcast Search Off the Record, que apresenta Martin Splitt, John Mueller, Gary Illyes e Daniel Waisberg do Google.
Mueller traz à tona o tema da construção de um site usando um gerador estático de sites, o que leva à conclusão de que ele e Splitt usam a mesma ferramenta chamada Hugo.
Para simplificar, Hugo usa a linguagem Markdown para gerar páginas, mas isso vem com a limitação de não ser capaz de usar HTML para coisas como tags nofollow e redirecionamentos.
Sites feitos em javascript
Mueller está construindo um site pessoal que requer redirecionamentos, e a única maneira de implementá-los no Hugo é com JavaScript.
Ele então pergunta a Splitt, especialista residente em JavaScript do Google, se há algum motivo para se preocupar com o uso de JS.
Não há motivo para se preocupar, diz Splitt, e ele explica o porquê:
“Não, você não precisa se preocupar com isso …
Uma pergunta que sempre recebo com o JavaScript é se tratamos o conteúdo JavaScript de maneira diferente. Temos anotações para o conteúdo – o que pensamos ser a peça central de um artigo ou o que pensamos ser o conteúdo lateral e outras coisas.
Mas, tanto quanto eu sei, e tanto quanto posso ver, rastreamos uma página e, em seguida, colocamos o conteúdo no documento em nosso índice e, em seguida, renderizamos a página e, em seguida, concluímos o conteúdo do DOM.
É isso. Não há nada que seja fundamentalmente diferente entre o conteúdo gerado por JavaScript e o conteúdo estático, exceto quando há casos extremos e não podemos ver o conteúdo gerado por JavaScript.”
Os proprietários de sites que pretendem usar JavaScript dessa forma como uma escolha de design devem se certificar de que o conteúdo oculto não seja crucial para entender do que se trata a página.
Se você não tem certeza se o JavaScript está impedindo o Google de ver o conteúdo de suas páginas, há uma maneira fácil de descobrir.
Use a ferramenta Fetch as Google no Search Console para ter uma ideia do que o Googlebot consegue ver ao rastrear seu site.
Se a ferramenta Buscar como o Google for capaz de renderizar todo o conteúdo crítico, você está seguro. Não precisa se preocupar, como diz Splitt.
Consultor SEO e especialista em Otimização de Sites com foco em aumentar o tráfego orgânico. Professor e Especialista de SEO a mais de 20 anos com vasta experiência em SEO para pequenas, médias e grandes empresas.