O que é Linkable Asset ou Ativo Vinculável

O que é um “ativo vinculável”?

Um “ativo vinculável” (linkable asset) é um conteúdo criado propositalmente com a intenção de atrair links – geralmente de outros sites em seu nicho.

Como as pessoas raramente vinculam a conteúdo comercial, “ativos vinculáveis” quase nunca são páginas de produtos ou conteúdo comercial de qualquer tipo.

Você está lutando para obter links? 

Então você, provavelmente, não tem nada em seu site particularmente merecedor de links.

A verdade é: existem certos “tipos” de conteúdo que ganham links com muito mais facilidade do que outros.

Estes são conhecidos como “ativos vinculáveis”.

Algumas pessoas também criam “ativos vinculáveis” com a intenção de classificar palavras-chave de alto volume. 

No entanto, isso só funciona se houver sobreposição entre o tópico do seu “recurso” e uma ou mais palavras-chave de alto volume (o que nem sempre é o caso).

Linkable Assets
Linkable Assets

Aqui estão alguns dos outros benefícios de atrair links:

  1. Aumento do tráfego de pesquisa orgânica (para outras páginas do seu site): Os ativos vinculáveis ​​tendem a atrair muito “link equity” que você pode distribuir para outras páginas do seu site por meio de links internos. Isso pode ajudar essas páginas a ter uma classificação mais alta para seus termos de destino.
  2. Aumento do tráfego de referência: os  links ajudam as pessoas a navegar pela web. Assim, se você estiver recebendo links de outros sites de alto tráfego em seu nicho, o tráfego de referência provavelmente aumentará.
  3. Maior exposição e afinidade da marca:  imagine ter sua marca comentada em alguns dos sites mais conhecidos e de alto tráfego em seu nicho. As empresas de relações públicas cobrariam uma pequena fortuna por tal privilégio. Mas é exatamente isso que acontece quando você cria um popular “ativo vinculável”. Isso ajuda a divulgar sua marca e faz com que os clientes associem sua marca a coisas legais.

Aqui está um ótimo exemplo  de um “ativo vinculável” muito simples que teve um bom desempenho e atraiu toneladas de links.

Mas o que torna um “ativo vinculável” tão vinculável?

Primeiro, você precisa entender por que as pessoas tendem a vincular as coisas

Se você conseguir entender isso, poderá começar a criar “gatilhos de link” em seu conteúdo.

Aqui estão alguns motivos pelos quais as pessoas criam links para o conteúdo:

  • Ele fornece uma solução para um problema específico;
  • Oferece um ângulo único em relação a um tópico específico;
  • Apoia um ponto que eles estão tentando fazer (no artigo existente);
  • É algo que seu público acharia interessante.

Os ativos vinculáveis ​​têm um ROI muito maior em seus esforços de promoção porque são criados com a atração de backlinks em mente. 

Ou, para simplificar, você terá mais facilidade em criar backlinks para um “ativo vinculável” do que, digamos, uma página de comércio eletrônico.

Então, vamos conhecer os melhores tipos de ativos vinculáveis ​​que você pode criar (de acordo com seus objetivos e recursos).

1 – Infográficos, GIFgráficos e “Mapa-o-gráficos”

Os infográficos ainda são um dos formatos de conteúdo mais populares quando se trata de criar “ativos vinculáveis”. 

E é fácil ver o porquê: eles podem atrair muitos links.

2 – Ferramentas e calculadoras on-line

Ferramentas e calculadoras online têm o potencial de atrair MUITOS links (e eu quero dizer muito).

Esta página de exemplo de calculadora tem 719 mil visitas mensais!

calculadora

Somente esta página e não o domínio todo!

3 – Prêmios e classificações

Para que os prêmios/rankings funcionem como um “ativo vinculável”, você precisa ter uma certa autoridade e credibilidade em seu nicho.

Se você tem essa autoridade no segmento, crie uma lista de classificação dos influenciadores do segmento, por exemplo.

Algo como o “top 10 melhores especialistas de SEO do Brasil“.

Entendeu?

4 – Estudos e Pesquisas

Estudos e pesquisas originais atraem links como doido em alguns setores.

A indústria de SEO/marketing é um excelente exemplo disso.

Todo mundo quer ler um artigo com uma pesquisa inédita ou um case de sucesso no seu segmento.

Consultor SEO

5 – Guias e tutoriais “definitivos”

A maioria das coisas que valem a pena aprender são razoavelmente complicadas.

É por isso que os chamados guias “definitivos” tendem a receber uma tonelada de backlinks. 

Blogueiros e jornalistas preferem se conectar a um guia ou tutorial definitivo do que a um monte de recursos diferentes.

Mas para fazer um guia “definitivo”, você precisa ser um especialista no assunto.

Aliás, eu tenho um guia de SEO muito completo aqui. Vale a leitura!

Conclusão:

Então, com estas dicas e informações agora você entende o quanto é importante criar conteúdo com ativos linkáveis.

E ai?

Qual é a sua ação agora?

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