Brave
Compartilhe!

9 coisas que só os experts sabem sobre o Brave

O que é Brave?

O Brave é um navegador mais ou menos padrão que permite aos usuários navegar em sites, executar aplicativos da Web e exibir ou reproduzir conteúdo online.

Como outros navegadores, é gratuito para baixar e usar, lembra as informações de autenticação do site e pode impedir a exibição de anúncios online nos sites.

Seu criador, a Brave Software, é relativamente nova nas batalhas de navegadores, tendo lançado o navegador pela primeira vez em janeiro de 2016.

A empresa foi co-fundada por Brendan Eich, criador do JavaScript e co-fundador da Mozilla, depois que saiu o fornecedor de navegadores sob pressão por apoiar a Proposição 8 da Califórnia em 2008, uma medida de votação que proibia o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Onde eu baixo o navegador Brave?

O Brave pode ser baixado desta página do site da Brave Software.

A página deve reconhecer automaticamente o sistema operacional do dispositivo e oferecer a versão apropriada.

Caso contrário, selecione uma das opções na parte inferior da página:

  • Windows x86 ou Windows x64,
  • Windows 7 ou posterior;
  • macOS 10.9 ou posterior;
  • ou Linux x64 para Debian, Fedora, Ming, openSUSE e Ubuntu.

As versões móveis do navegador Brave (para iOS e Android) estão disponíveis na App Store e no Google Play, respectivamente.

Brave como ganhar dinheiro com o navegador (bat)?

A base da economia do Brave se chama “Tokens de Atenção Básica” ou BATs, que possuem um valor derivado de uma moeda cibernética.

Esses tokens serão concedidos com base na atenção do usuário ou, mais claramente, no tempo gasto na visualização de anúncios e conteúdo.

Usuários corajosos que concordarem em receber anúncios serão recompensados com BATs; os tokens podem ser transmitidos aos editores como suporte para seus sites.

Como alternativa, o Brave prevê que os usuários negociem seus tokens por conteúdo premium ou recursos avançados do site.

Os testadores voluntários agora estão recebendo anúncios, embora não esteja claro quando o Brave começará a veicular anúncios para todos os usuários que optarem por participar ou quando a parte do processo de troca de BATs estará pronta.

Em 23 de julho, um único MTD valia cerca de 34 centavos, acima dos 25 centavos de dólar do mês anterior, mas ainda significativamente abaixo do valor máximo de 86 centavos em janeiro

Qual a diferença do Brave para os outros navegadores?

O que diferencia o Brave é sua agressiva atitude anti-anúncio.

Brave anti ads
Brave anti ads

O navegador foi criado para remover anúncios on-line de sites e o modelo de negócios de seu fabricante depende não apenas do bloqueio de anúncios, mas também da substituição dos anúncios riscados por anúncios de sua própria rede.

É como se uma nova rede de TV anunciasse que usaria a tecnologia para remover anúncios de programas de outras redes, depois retransmitisse esses programas com anúncios de sua própria criação, anúncios que vendia.

O Brave também elimina todos os rastreadores de anúncios, os pequenos componentes de página que os anunciantes e os editores do site implantam para identificar os usuários, para que eles saibam quais outros sites esses usuários visitam ou visitaram.

Os rastreadores são usados pelas redes de publicidade para mostrar produtos semelhantes aos adquiridos, ou apenas considerados, levando ao meme de ver persistentemente o mesmo anúncio, independentemente de onde se navega.

Brave bloqueia anúncios na busca do Google?

Não.

O Brave não indica isso, incluindo os onipresentes anúncios do AdWords nos resultados do Google (O Google em breve renomeará o Google AdWords como “Google Ads”.)

Isso não é surpresa: as extensões de bloqueio de anúncios também não impedem os anúncios da Rede de Pesquisa.

O que há sob o capô de Brave?

O Brave se baseia no Chromium, o projeto de código aberto que o Google e outros mantêm (O Google usa o Chromium para fornecer o código-fonte para o navegador Chrome).

As tecnologias de back-end que alimentam o Chrome – incluindo o mecanismo de renderização Blink e o mecanismo JavaScript V8 – também alimentam o Brave.

No iOS, o Brave conta com o WebKit, a base de código aberto que também alimenta o navegador Safari da Apple.

O WebKit é necessário como espinha dorsal de qualquer navegador de terceiros enviado à App Store da Apple.

Outros navegadores que dependem do Chromium incluem o Opera e o Qihoo 360, um dos navegadores chineses mais populares.

O Brave pode executar as extensões do Chrome?

Alguns foram preparados para uso no Brave, mas apenas alguns.

Eles incluem complementos para vários gerenciadores de senhas de terceiros – 1Password, Bitwarden, Dashlane e LastPass -, além de outros que exibem PDFs no navegador e salvam o conteúdo no Pocket para leitura posterior.

A lista de complementos compatíveis pode ser encontrada no navegador, escolhendo “Extensões” no menu Janela.

Mas eu pesquisei pelas extensões mais usadas do Chrome na loja e instalei normalmente no Brave. Teste!

Por velocidade e privacidade, o que torna o Brave especial?

Boa pergunta.

É verdade que alguns dos quatro grandes navegadores bloqueiam anúncios ou pelo menos alguns – o Chrome bloqueia apenas os que considera mais chatos e irritantes, o Firefox da Mozilla exibirá um bloqueador de anúncios antes do final do ano, mas não está claro o que esse bloqueador fará.

Mas ninguém faz as duas coisas e ninguém vai tão longe quanto Bravo.

O único rival real nesse sentido é o Epic, outro navegador de nicho.

Quantas pessoas estão usando o Brave?

De acordo com o último anúncio da Brave, o navegador tinha mais de 3,1 milhões de usuários ativos mensais a partir de 1º de julho.

A empresa acrescentou que, no seu ritmo atual, atingiria a marca de 5 milhões antes do final do ano.

Compare isso com a estimativa atual da Computerworld dos 72 milhões de usuários que executaram o Microsoft’s Edge no mês passado (essa estimativa foi baseada nos dados da Net Applications para o compartilhamento de navegador do Edge, o compartilhamento do Edge de todos os navegadores no Windows e os aproximadamente 1,5 bilhões de computadores pessoais executando o Windows em todo o mundo).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *