Vou mostrar como você pode descobrir o volume de palavras de uma lista de URL’s (ou do site inteiro) do seu concorrente e criar um artigo melhor para seu leitor.
O Google não se importa com o volume de palavras de uma página
Isso é o que eles dizem em várias ocasiões e por seus gurus, mas no mundo real você sabe que não é assim que funciona.
O Google dá muito valor para a estrutura do site, formato silo, bem categorizados, urls amigáveis e muitos outros fatores, mas você já deve ter reparado que seu concorrente, que esta nas primeiras posições no Google, sempre tem mais palavras que seu artigo.
Estranho isso não?
Mas vou mostrar para você como descobrir o volume de palavras da sua concorrência em simples passos.
Confira!
Como saber o volume de palavras de um artigo
A primeira coisa que você precisa ter é a lista de endereços das páginas de sua concorrência.
Digite a palavra-chave no Google e copie os endereços do top 10 da busca orgânica que aparece.
Agora a coisa fica mais divertida!
Entre no site da Experte.
Você tem duas opções agora:
- digitar a url do domínio do seu concorrente direto na aba Crawl Website (ai a ferramenta irar rastrear o máximo de urls possíveis), ou
- colar a lista de endereços que você pegou no Google na aba URL-List
Eu fiz um teste aqui com o domínio da Rock Content (somente o blog deles):
Exportando a tabela de volume de palavras
Basta você clicar no botão Export que automaticamente você irá baixar uma planilha em CSV com todos os dados como:
- url
- palavras
- setenças
- Flesch Score
- Readability
Agora fica simples!
Basta abrir o arquivo CSV (no Gsheets ou no Excel) e segmentar com base em volume de palavras.
Eu filtrei a coluna de URL por apenas páginas de dentro da pasta /blog/.
Ai eu descobri exatamente qual é o volume de palavras de cada artigo e pronto!
Como fazer um artigo melhor
Existem dezenas de dicas de como criar artigos para melhorar seu posicionamento.
Mas agora você tem o exato número que você precisa pelo menos chegar perto da concorrência.
Isso ajuda muito para passar aos redatores um volume médio de termos, em suas pautas mensais.
E ai?
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Consultor SEO e especialista em Otimização de Sites com foco em aumentar o tráfego orgânico. Professor e Especialista de SEO a mais de 20 anos com vasta experiência em SEO para pequenas, médias e grandes empresas.
Eu adoro poder aprender com você. Ainda não tenho tanto conhecimento na área, mas seu conteúdo é rico, prático e direto! Gratidão!
Obrigado pelo apoio e visita! #tmj